Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
REPERCUSSÃO

Mulher negra é expulsa de voo após se recusar a despachar mochila

Passageiros que testemunharam a cena acusam a companhia aérea de racismo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Mulher negra é expulsa de voo após se recusar a despachar mochila
AutorProfessora Samantha Barbosa foi obrigada a sair do avião - Foto: REPRODUÇÃO

Uma mulher negra foi expulsa de um voo que saía de Salvador, Bahia, com destino a São Paulo na madrugada deste sábado (29). O caso causou revolta, inclusive nos passageiros que presenciaram a cena, que acusaram a companhia aérea Gol de racismo.

O caso foi exposto nas redes sociais por meio de um vídeo gravado pela jornalista Elaine Hazin que estava no mesmo avião. De acordo com o relato de passageiros, a professora de inglês Samantha Barbosa teve dificuldade em encontrar espaço no bagageiro para guardar a mochila. A tripulação, então, orientou que ela despachasse a bolsa. Porém, como carregava um notebook, a mulher se recusou, por medo do objeto ser danificado dentro do compartimento de carga. Samantha acabou retirada à força por três agentes da Polícia Federal.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Pai de Sarah revela que foi vítima de preconceito em hotel

Durante o vídeo ela relata o que havia ocorrido. “Se eu despachasse meu laptop, ele ficaria em pedaços. Os comissários não moveram um dedo para me ajudar”, disse a mestranda em Saúde Pública pela Fiocruz. “Os comissários falaram para mim que se a gente pousasse em Guarulhos, a culpa seria minha, porque eu não queria despachar a mochila. Ele teve a coragem de falar isso para mim”, continuou ela, afirmando que, após conseguir ajuda de dois passageiros para encaixar a mochila no bagageiro, o avião permaneceu em solo por mais uma hora.

Assista o vídeo publicado pela jornalista no Instagram.

publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Elaine Hazin (@elainehazin)


“Agora, há três homens para me tirar do voo sem me falar o motivo. Eu perguntei e ele disse que não vai falar. E disse que se eu não sair desse voo, ele vai pedir para todo mundo sair, que eu estou desobedecendo e estaria cometendo um crime”, acusou. Em seguida, um dos agentes exclama que ela está “faltando com a verdade“. “Estou lhe tirando da aeronave por determinação do comandante”, afirmou o homem.

Após postar o vídeo que repercutiu nas redes sociais, Hazin relatou que os policias ameaçaram algemar a passageira. “Ela foi levada pela polícia, eu quase fui levada junto por defendê-la, me agrediram, me ameaçaram. A mãe de Samantha chorava desesperada ao telefone por não saber o destino de sua filha”, descreveu. Graças à divulgação, a postagem chegou ao apresentador Manoel Soares, que ajudou a mulher a encontrar o apoio de dois advogados.

publicidade

As informações são do Hugo Gloss.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline