Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
DESESPERADOR

Mulher fica cega dois dias após tomar drink

Ao acordar, por volta do meio-dia, ficou confusa ao perceber que o quarto parecia completamente escuro, acreditando que ainda fosse madrugada

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O caso de Ashley não é isolado
Icone Camera Foto por Instagram
O caso de Ashley não é isolado

Uma canadense perdeu a visão após consumir drinks durante suas férias em Bali, na Indonésia. Ashley King, que estava em um ano sabático antes de iniciar a faculdade, acordou dois dias depois do episódio e percebeu que não conseguia mais enxergar.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ela e a amiga, Krista, haviam ido a um bar na ilha, onde Ashley ingeriu diversos coquetéis à base de vodka. No dia seguinte, mesmo com sintomas de ressaca, começou a notar que algo não estava certo.

Por volta da meia-noite, as amigas seguiram para o aeroporto, pois Ashley viajaria para a Nova Zelândia para assistir à Copa do Mundo de Rugby. Ao desembarcar em Christchurch e passar pela imigração, ela relatou sentir-se estranha: “Lembro-me de conversar com o pessoal da alfândega e era como se eu ainda estivesse bêbada. Eu não conseguia formar frases de uma forma que soasse confiante”, contou ao jornal britânico The Guardian.

publicidade

📰LEIA MAIS: Preso 'em saidinha' procura hospital após engolir celular em Arapongas

Ashley chegou ao hotel por volta das 4h da manhã e foi dormir. Ao acordar, por volta do meio-dia, ficou confusa ao perceber que o quarto parecia completamente escuro, acreditando que ainda fosse madrugada. Além disso, tinha dificuldade para respirar, mas, por ser asmática, pensou se tratar apenas de uma crise.

Sem apresentar melhora, Ashley decidiu procurar atendimento médico. No hospital, exames apontaram a presença de metanol em seu sangue, em níveis tão elevados que surpreenderam os médicos pelo fato de ela ainda estar consciente.

publicidade

O metanol, ao ser metabolizado pelo organismo, se transforma em formaldeído e ácido fórmico, substâncias altamente tóxicas, que tornam o sangue extremamente nocivo. Os sintomas iniciais se assemelham aos de uma bebedeira comum, como tontura, náusea, vômito, sonolência e dificuldade de raciocínio. No entanto, o quadro pode evoluir rapidamente entre 12 e 24 horas após o consumo, e, em alguns casos, os sinais mais graves surgem até 72 horas depois.

Ao contrário de uma ressaca, a intoxicação por metanol tende a se agravar com o tempo, causando dores abdominais intensas, vômitos, vertigem, falta de ar, visão turva, dores de cabeça e confusão mental.

Em situações mais graves, a intoxicação por metanol pode provocar cegueira permanente, convulsões e até coma, como aconteceu com Ashley.

publicidade

“Apenas 30 mililitros, uma dose, podem matar, e 15 mililitros podem causar cegueira, falência de órgãos, danos ao fígado e até mesmo danos cerebrais”, disse a canadense em um vídeo nas redes sociais.

O caso de Ashley não é isolado. Em dezembro, sete turistas foram hospitalizados em Fiji com suspeita de intoxicação alcoólica após consumirem bebidas em um bar de resort. Um mês antes, seis viajantes morreram no Laos em circunstâncias semelhantes.

De acordo com o banco de dados do Médicos Sem Fronteiras (MSF), a Ásia concentra o maior número de casos de envenenamento por metanol no mundo, com destaque para Indonésia, Índia, Bangladesh, Paquistão e China.

Informações: RICTv

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline