MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Mortes por gripe sobem 127% em São Paulo

As mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), causadas por influenza, o vírus da gripe, subiram mais de 127% na cidade de São Paulo neste ano. Até a última quarta, foram 145 óbitos na capital, enquanto no mesmo período de 2024 ocorreram 77 morte

Layla Shasta (via Agência Estado)

·
Escrito por Layla Shasta (via Agência Estado)
Publicado em 14.06.2025, 08:08:00 Editado em 14.06.2025, 08:19:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), causadas por influenza, o vírus da gripe, subiram mais de 127% na cidade de São Paulo neste ano. Até a última quarta, foram 145 óbitos na capital, enquanto no mesmo período de 2024 ocorreram 77 mortes.

continua após publicidade

Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), no acumulado deste ano, houve 1.754 casos de SRAG por influenza na cidade. No mesmo período de 2024, foram 983. Na SRAG, os casos de gripe evoluem para comprometimento da função respiratória, causando dificuldades para respirar e lesões nos pulmões.

Até agora, só 40,73% do público prioritário - idosos, menores de 6 anos e gestantes - se vacinou na capital paulista. A meta é alcançar 90% de cobertura nesse grupo. Até quarta, foram aplicadas 2.231.704 doses na capital. Para aumentar a cobertura, a Secretaria Municipal da Saúde criou pontos de vacinação em estações de trem, metrô e terminais de ônibus.

continua após publicidade

Segundo especialistas, embora o aumento de SRAG seja esperado nesta época do ano, os números estão ultrapassando as expectativas. "Temos visto um aumento muito importante no número de casos de influenza em todo o País, e é a primeira vez (desde a pandemia) que a gente tem a influenza passando a covid-19 em número de óbitos e internações", alertou Juarez Cunha, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe pode prevenir de 60% a 70% dos casos graves e mortes causados pelo influenza. Estudos também indicam que ela contribui para reduzir o risco de enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e outras complicações cardiovasculares.

Além da síndrome respiratória aguda grave por influenza, os casos de gripe em si continuam em alta em grande parte do País, segundo o boletim mais recente do Infogripe, da Fiocruz.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Mortes por gripe sobem 127% em São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!