Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Morre uma das sete vítimas intoxicadas por metanol no interior da Bahia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou neste sábado, 3, que uma das sete vítimas intoxicadas por metanol no interior do Estado morreu na última sexta-feira, 2. Trata-se de um homem de 31 anos que morava no município de Ribeira do Pombal, município no interior do Estado onde ocorreu a contaminação.

Ele e outras seis pessoas passaram mal após consumirem bebida alcoólica contaminada com a substância durante uma festa de noivado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A morte foi confirmada pelo Instituto Couto Maia, em Salvador, para onde os pacientes mais graves foram transferidos.

De acordo com a Sesab, quatro das vítimas da intoxicação receberam assistência na rede de saúde do próprio município e já tiveram alta, enquanto três, em estado mais grave, foram encaminhadas para o hospital da capital baiana. Além do homem morto, os outros dois pacientes seguem internados.

As vítimas foram internadas na segunda-feira, 29, após apresentarem sintomas como vômitos, náusea, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão turva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a secretaria, uma perícia técnica constatou a presença de metanol em bebidas destiladas consumidas pelas vítimas. Além disso, "análise laboratorial confirmou a presença de metanol nas amostras de sangue" dos pacientes.

A pasta disse que, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeira do Pombal, "adotou imediatamente o protocolo" recomendado pelo Ministério da Saúde para casos do tipo.

Estoque de antídoto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante do episódio na Bahia, o Ministério da Saúde disse que reforçou na quarta-feira, 31, o estoque da Bahia com o envio de mais cem unidades do antídoto fomepizol, usado para reverter a intoxicação por metanol.

"Com a nova remessa, a rede estadual já recebeu 318 ampolas de etanol e 206 unidades de fomepizol", disse a pasta, em nota.

O ministério disse ainda que todos os Estados estão abastecidos com os insumos necessários para o tratamento do quadro e que "acompanha em todo o País as notificações de intoxicação por metanol e mantém monitoramento ativo junto aos estados por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS)".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o órgão federal, foram confirmados, até o momento, 74 casos de intoxicação por metanol no Brasil, com 25 óbitos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline