Morre o ex-presidente do Uruguai José Mujica, aos 89 anos
Político é um dos ícones da esquerda da América Latina e morreu de câncer
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presiente do Uruguai, José “Pepe” Mujica. Ele comandou o país entre 2010 e 2015, e enfrentava um câncer.
Mujica anunciou em abril do ano passado que estava com um tumor no estômago e revelou ainda que sofria de doença imunológica há mais de 20 anos.
-LEIA MAIS: “Maternidade” de bebês reborn sofre onda de ataques nas redes sociais
O ex-presidente nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Foi integrante da guerrilha Movimento de Libertação Nacional - Tupamaro. O grupo ficou conhecido por assaltar bancos e distribuir comida e dinheiro roubado aos pobres ainda antes da instalação da ditadura militar uruguaia, em 1973.
Mujica foi ferido quatro vezes em confrontos com forças policiais e foi preso 1972. Permaneceu na cadeia até 1985, quando sofreu torturas e foi mantido em condições precárias.
Após ser libertado por um decreto de anistia, ele entrou para a política e ajudou a fundar o partido de esquerda Movimento de Participação Popular (MPP). Foi eleito deputado em 1994, senador em 1999 e depois ministro da Agricultura em 2005. Foi escolhido presidente em 2010, governando até 2015. Sua administração foi marcada por fortes ações sociais no País.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline