Morre Constantino Júnior, ex- CEO e fundador da Gol, aos 57 anos
Empresário lutava contra um câncer e estava internado em São Paulo; ele foi o responsável por introduzir o modelo 'low cost' na aviação brasileira
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Morreu na manhã deste sábado (24), em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, fundador e presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas. Aos 57 anos, o executivo estava internado em um hospital na capital paulista e não resistiu a complicações decorrentes de um câncer, contra o qual lutava há anos.
- LEIA MAIS: Filho da cantora gospel Shirley Carvalhaes morre aos 35 anos
A morte foi confirmada pela assessoria da companhia aérea. Constantino Júnior deixa um legado marcante no setor de transportes, sendo reconhecido como o principal responsável pela popularização do transporte aéreo no Brasil no início dos anos 2000.
Revolução na aviação
Constantino Júnior fundou a Gol em 2001, aos 32 anos, com uma proposta inovadora para o mercado nacional: o conceito de "baixo custo, baixa tarifa" (low cost, low fare). Sob sua gestão como CEO, cargo que ocupou da fundação até 2012, a empresa democratizou o acesso às passagens aéreas, acirrou a concorrência e se tornou uma das maiores transportadoras do país.
Após deixar a presidência executiva, ele assumiu a liderança do Conselho de Administração da empresa e, mais recentemente, teve papel estratégico no Grupo Abra, holding que controla as operações da Gol e da Avianca.
Além da trajetória corporativa, Constantino era um entusiasta do automobilismo. Foi piloto profissional, competindo em categorias como a Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, onde sagrou-se campeão em 2011.
Nascido em Patrocínio (MG) em 1968, ele era filho do empresário Nenê Constantino, patriarca de um dos maiores conglomerados de transporte rodoviário de passageiros do Brasil. Antes de ingressar na aviação, Júnior atuou na diretoria das empresas de ônibus da família na década de 1990.
Em nota, a Gol lamentou a perda: "Os princípios estabelecidos por seu fundador fizeram a companhia crescer e continuam transformando a aviação no Brasil".
Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas pela família.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline