Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
LUTO

Morre aos 100 anos, Henry Kissinger, ganhador do Nobel da Paz

O diplomata ganhou fama nos anos 1970 por sua forte atuação como Secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O diplomata norte-americano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Henry Kissinger, morreu nesta quarta-feira (29), aos 100 anos, segundo a Kissinger Associates Inc. A causa da morte ainda não foi revelada.

Kissinger morreu em casa, em Connectitcut. O funeral deve ser reservado somente para a família. Uma cerimônia pública de memorial deve ser feita em Nova York.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Mais quatro colégios de Apucarana devem receber ensino cívico-militar

O diplomata ganhou fama nos anos 1970 por sua forte atuação como Secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford. Diante de seu papel no governo norte-americano, Kissinger participou de vários eventos globais importantes, durante a Guerra Fria.

Ele liderou conversas com a União Soviética para controlar a corrida nuclear durante o período e foi responsável por aproximar os Estados Unidos da China e participou de negociações de paz para a Guerra do Vietnã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, também foi alvo de uma série de polêmicas, por ter apoiado ditaduras anticomunistas na América Latina.

Polêmica no Prêmio Nobel:

Em 1973, Henry Kissinger e o vietnamita Le Duc Tho venceram o Prêmio Nobel da Paz. A cerimônia foi marcada por uma série de polêmicas, sendo considerada um fiasco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A indicação do Nobel veio após Kissinger e Tho terem negociado conjuntamente um cessar-fogo no Vietnã, em 1973. O trabalho dos dois resultou na retirada das tropas americanas do país naquele ano.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

No entanto, as figuras de Kissinger e de Tho, àquela época, eram controversas, já que os dois eram vistos como líderes do conflito. O norte-americano, por exemplo, era acusado de ordenar bombardeios para pressionar pelas negociações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A indicação dos dois ao Prêmio Nobel da Paz gerou uma série de críticas. Um editorial do jornal "The New York Times" chegou a classificar a o caso como "Prêmio Nobel da Guerra".

Toda a polêmica fez com que Tho recusasse o prêmio. Já Kissinger não quis viajar para a cerimônia, com medo de ser alvo de protestos. Além disso, dois membros do comitê responsável pelas indicações acabaram renunciando.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline