Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol
O Paraná confirmou a primeira notificação nesta sexta-feira (3)

O Ministério da Saúde confirmou que 113 pessoas foram intoxicadas por metanol no Brasil até esta sexta-feira (3), sendo 11 casos confirmados e 102 em investigação. O estado de São Paulo concentra a maioria das ocorrências, com 101 registros — 11 confirmados e 90 suspeitos. Outras unidades da federação com casos suspeitos incluem Pernambuco (6), Bahia (2), Distrito Federal (2), Mato Grosso do Sul (1) e Paraná (1).
LEIA MAIS: Homem morre após cruzar Avenida Brasil e capotar veículo em Apucarana
Entre os 12 óbitos registrados, um já foi confirmado em São Paulo e os demais seguem em investigação nos estados afetados. As vítimas foram intoxicadas após consumir bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica que pode causar cegueira ou morte.
Para conter o impacto da intoxicação, o Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antidoto utilizado nesses casos, e planeja comprar mais 150 mil ampolas para reforçar o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, foram solicitadas doações e cotações internacionais do medicamento fomepizol, outro antídoto essencial, junto a países como Índia, Estados Unidos e Portugal, e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
As autoridades reforçam que bebidas de procedência duvidosa não devem ser consumidas e que qualquer suspeita de intoxicação deve ser notificada imediatamente. O Paraná registra, até o momento, um caso suspeito, que está sendo monitorado pelas equipes de saúde.