Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
SURTO

Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol

O Paraná confirmou a primeira notificação nesta sexta-feira (3)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol
Autor Foto por © Sandro Araújo/Agência Saúde DF - O Paraná registra, até o momento, um caso suspeito, que está sendo monitorado pelas equipes de saúde.

O Ministério da Saúde confirmou que 113 pessoas foram intoxicadas por metanol no Brasil até esta sexta-feira (3), sendo 11 casos confirmados e 102 em investigação. O estado de São Paulo concentra a maioria das ocorrências, com 101 registros — 11 confirmados e 90 suspeitos. Outras unidades da federação com casos suspeitos incluem Pernambuco (6), Bahia (2), Distrito Federal (2), Mato Grosso do Sul (1) e Paraná (1).

LEIA MAIS: Homem morre após cruzar Avenida Brasil e capotar veículo em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Entre os 12 óbitos registrados, um já foi confirmado em São Paulo e os demais seguem em investigação nos estados afetados. As vítimas foram intoxicadas após consumir bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica que pode causar cegueira ou morte.

Para conter o impacto da intoxicação, o Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antidoto utilizado nesses casos, e planeja comprar mais 150 mil ampolas para reforçar o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, foram solicitadas doações e cotações internacionais do medicamento fomepizol, outro antídoto essencial, junto a países como Índia, Estados Unidos e Portugal, e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

As autoridades reforçam que bebidas de procedência duvidosa não devem ser consumidas e que qualquer suspeita de intoxicação deve ser notificada imediatamente. O Paraná registra, até o momento, um caso suspeito, que está sendo monitorado pelas equipes de saúde.

publicidade



Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline