Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Membros dos Três Poderes visitam túnel europeu em busca de referências para Santos-Guarujá

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Representantes dos Três Poderes e da iniciativa privada participaram nesta semana de uma missão internacional organizada pelas frentes parlamentares de Portos e Aeroportos (FPPA) e da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS). A comitiva brasileira, composta por 45 integrantes, visitou o canteiro de obras do Túnel Fehmarnbelt, estrutura submersa de 18 quilômetros que ligará Alemanha e Dinamarca e é considerada a maior do tipo no mundo.

A visita teve como objetivo conhecer modelos de engenharia, processos construtivos e protocolos de sustentabilidade aplicados na Europa que servirão de referência para o projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. A obra brasileira terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros sob o mar. O leilão de concessão está previsto para 1º de agosto. A maior parte do projeto é financiada por parceria entre os governos federal e o de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Durante a missão, foram realizadas reuniões com autoridades locais, como o secretário de Estado da cidade de Hamburgo, Jan Pörksen, que discutiu temas como a integração entre porto e cidade e os impactos das grandes infraestruturas na mobilidade urbana. O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente das duas frentes parlamentares que lideraram a viagem, convidou Pörksen a visitar o Porto de Santos nos próximos meses.

Além da Alemanha, a agenda incluiu compromissos na Suécia e na Dinamarca. Entre os destaques estiveram a visita à ponte de Øresund, que conecta os dois países, e à ilha artificial de Peberholm, construída com material dragado para a obra. A delegação também se reuniu com representantes da operadora portuária Maersk e participou de debates no parlamento dinamarquês sobre infraestrutura e logística.

Entre os membros da comitiva estavam parlamentares federais e representantes de tribunais superiores como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Douglas Alencar e o desembargador do Tribunal Regional da 2ª Região Celso Peel. Do Poder Executivo, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), e representantes do governo federal, como o coordenador-geral da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos, Carlos Magno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo de trabalho criado no Congresso para acompanhar a ligação seca entre Santos e Guarujá já promoveu outras missões técnicas no Brasil. A expectativa é de que o intercâmbio contribua para a adoção de soluções mais eficientes e sustentáveis no projeto nacional, que ainda está em fase de estruturação.

Com a inclusão do túnel no Novo PAC e a parceria com o governo de São Paulo, o projeto avançou após décadas travado. A travessia substitui o atual sistema de balsas e catraias, que atende diariamente mais de 21 mil veículos, além de milhares de pedestres e ciclistas. A conclusão da obra está prevista para 2030.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV