Mattel lança Barbie com diabetes tipo 1 e detalhe chama atenção
Empresa diversificou seus modelos, em particular a boneca Barbie, que por décadas foi exclusivamente uma mulher branca, loira, jovem e de salto alto
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Mattel lançou a primeira boneca Barbie com diabetes tipo 1, em uma tentativa de promover a inclusão, anunciou a empresa. A nova Barbie foi projetada em parceria com a Breakthrough T1D, uma ONG que trabalha na pesquisa e avanços dos tratamentos da doença. O lançamento aconteceu na terça-feira (08).
?? LEIA MAIS: Dois homens são presos por tráfico na 'Cidade de Deus' em Apucarana
“Apresentar uma boneca Barbie com diabetes tipo 1 é um passo importante no nosso compromisso com a inclusão e a representatividade”, disse Krista Berger, vice-presidente sênior da marca Barbie e diretora global de bonecas.
?? Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune e crônica, na qual o pâncreas é atacado pelo sistema imunológico e, com isso, produz pouca ou nenhuma insulina. Frequentemente diagnosticada na infância, os pacientes devem controlar seus níveis de glicose e administrar insulina diariamente.
Nela, o sistema imunológico erroneamente ataca e destrói as células do pâncreas que produzem insulina, um hormônio vital para regular o açúcar no sangue. Sem o hormônio produzido no pâncreas, o açúcar continua no sangue e as células morrem de fome. Diferente do diabetes tipo 2, o tipo 1 exige monitoramento constante da glicose e aplicações diárias de insulina, impactando significativamente a qualidade de vida.
A nova boneca usa um CGM, sensor para medir em tempo real o nível de açúcar no sangue, além de uma fita médica no braço em forma de coração rosa. Também possui um pequeno telefone para monitorar os níveis de insulina. A Mattel também lançou uma boneca representando Lila Moss, filha da supermodelo Kate Moss, diagnosticada com diabetes tipo 1 e que defende a conscientização sobre a doença.
Além da boneca em questão, a Mattel já lançou uma Barbie cega, uma boneca Barbie com Síndrome de Down e uma boneca Barbie com aparelhos auditivos, entre outros. No Brasil, a marca honrou duas brasileiras PCDs com uma Barbie, entre elas, uma sobrevivente do trágico incêndio da Boate Kiss, em 2013.
A boneca Barbie com diabetes tipo 1, já está disponível na Mattel Shop e em varejistas nos Estados Unidos. Ainda não foi divulgada uma data de venda no Brasil.
As informações são de Talyssa Lima, da Rádio Itatiaia
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline