MAIS LIDAS
VER TODOS

doenças respiratórias

Máscara criada na USP é capaz de inativar vírus da covid-19 e gripe

Comercializada com o nome de Phitta Mask, a máscara conta com uma tecnologia chamada de Phtalox

Da Redação

·
Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) criou uma máscara capaz de conter vírus da Covid-19 e da gripe
Icone Camera Foto por Divulgação
Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) criou uma máscara capaz de conter vírus da Covid-19 e da gripe
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.06.2022, 21:45:55 Editado em 10.06.2022, 21:45:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diante do aumento de doenças respiratórias como a gripe e o novo coronavírus no Brasil, o Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma máscara capaz de conter os dois tipos de vírus responsáveis pelas doenças, o influenza e a covid-19.

continua após publicidade

Comercializada com o nome de Phitta Mask, a máscara conta com uma tecnologia chamada de Phtalox, que pode eliminar partículas virais no momento em que elas entram em contato com o tecido. Devido a essa tecnologia química, a camada mais externa do vírus pode ser destruída em questão de segundos, impedindo assim a replicação viral.

Segundo o Instituto da USP, durante 2020 e 2021, foram feitos testes que comprovaram a eficácia da máscara (99%) contra o SARS-CoV-2 e suas variantes Ômicron, Delta, Gama (P.1), Zeta (P.2) e o vírus da influenza. O desenvolvimento da máscara foi fruto de uma parceria entre o instituto e a empresa brasileira Golden Technology.

continua após publicidade

“Os resultados dos testes em laboratório nos deixam muito confortáveis. A máscara eliminou 100% dos vírus, tanto de Influenza A como de Influenza B. Isso é muito importante porque trata-se de uma doença com alta mortalidade, principalmente entre gestantes, idosos e crianças”, explica o virologista Edison Luiz Durigon, pesquisador da USP e coordenador das análises, em comunicado.

O CEO da Golden Technology, Sérgio Bertucci, afirma que, diferente da máscara cirúrgica, que precisa ser trocada de 3 em 3 horas, a tecnologia “garante proteção por até 12 horas, o que diminui significativamente a quantidade de unidades descartadas no meio ambiente”.

Com informações da CNN

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Máscara criada na USP é capaz de inativar vírus da covid-19 e gripe"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!