Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Marinha francesa apreende €41 mi em cocaína e três brasileiros são presos em barco de pesca

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Uma operação que mobilizou forças policiais internacionais, inclusive a Polícia Federal brasileira, resultou na apreensão de 1,3 tonelada de cocaína em águas do Oceano Atlântico. A ação foi realizada em alto-mar por autoridades estrangeiras, com apoio de organismos internacionais especializados no enfrentamento ao tráfico transnacional. A intervenção marítima foi conduzida no dia 1º de fevereiro por uma embarcação militar francesa após o compartilhamento de informações operacionais repassadas em janeiro, que indicavam a possível utilização de rotas oceânicas para o transporte de cargas ilícitas por organizações criminosas que atuam na América do Sul.

A troca de informações entre agências internacionais permitiu a identificação prévia da embarcação brasileira, localizada em área marítima externa à costa do País, comunicou a PF nesta segunda, 9.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ao todo, 1.375 quilos de cocaína foram apreendidos a bordo do pesqueiro. A droga tem valor de mercado estimado em cerca de 41 milhões de euros, cerca de R$ 253 milhões.

A corporação contribuiu por meio de informações sobre rotas marítimas, padrões de navegação, logística utilizada por grupos criminosos e perfis de embarcações associadas ao transporte de entorpecentes. "Esse intercâmbio possibilitou a atuação coordenada e o direcionamento das equipes envolvidas, favorecendo a tomada de decisão que culminou na interceptação bem-sucedida."

Agentes do Núcleo Especial de Política Marítima (Nepom), braço da Polícia Federal, participaram da missão no Oceano Atlântico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados sobre a embarcação foram reunidos em conjunto com o Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcóticos (MAOC-N), a Agência Nacional de Combate ao Crime do Reino Unido (NCA), a Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos (DEA) e a Força-Tarefa Interagências Conjunta - Sul (JIATF-S).

Após a apreensão da carga ilícita, três tripulantes brasileiros foram transferidos para a custódia da PF. A entrega ocorreu no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, quando a equipe da PF embarcou na fragata estrangeira para realizar as formalidades necessárias e, posteriormente, conduzir os detidos à Superintendência Regional, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

Os tripulantes brasileiros poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline