Maré vermelha: água de praias famosas da Argentina amanhece vermelha
Fenômeno é resultado da proliferação de algas marinhas
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Banhistas encontraram as águas das praias do Mar del Plata, as mais conhecidas da Argentina, tingidas de vermelho neste fim de semana. O motivo é a grande proliferação de algas marinhas, o que resultou no fenômeno conhecido como maré vermelha.
De acordo com informações do site de notícias Metrópoles, essa coloração avermelhada ocorre devido à alta concentração do microorganismo Mesodinium rubrum, que se multiplica na superfície do mar. Ele não é considerado tóxico, no entanto a situação pode aumentar a presença de outros organismos que fazem mal à saúde. Um exemplo é o Dinophysis, uma microalga que produz toxinas perigosas. O resultado disso é que os frutos do mar podem ser contaminados, o que representa risco de saúde ao ser humano. Além disso, a presença de Mesodinium reduz o oxigênio na água, afetando assim toda a vida marinha.
LEIA MAIS: Exportações da região ultrapassaram US$ 12 milhões em janeiro
Mesmo o fenômeno sendo considerado comum e não estando ligado às mudanças climáticas, os especialistas acreditam que os volumes estão muito altos na região.
A maré vermelha foi o resultado de ventos fortes vindos do nordeste e que foram responsáveis por mover as algas tanto nas praias de Mar del Plata quanto nas cidades vizinhas, Miramar e Necochea.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline