Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Mais Médicos: governo federal anuncia 2.279 novas vagas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira, 17, a abertura de 2.279 novas vagas no programa Mais Médicos.

Com a medida, o programa chegará a 28 mil médicos distribuídos pelo País. Segundo a pasta, os profissionais devem iniciar sua atuação nos municípios em maio, após os trâmites de seleção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As cidades interessadas em integrar o programa terão até o dia 24 de março para aderir ao edital. Entre os municípios aptos a receber médicos, 1.296 terão vagas imediatas e 3.475 poderão manifestar interesse em ampliar o número de profissionais.

A pasta ainda não detalhou a localização das cidades, mas afirmou que a região da Amazônia Legal receberá 473 vagas.

Passada a fase de adesão dos municípios, os médicos interessados em fazer parte do programa poderão se inscrever.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além daqueles que serão chamados nos próximos meses, o novo edital irá prever um cadastro de reserva de 3 mil vagas. Assim, será constituído um banco de profissionais aptos a preencher com maior rapidez os postos de trabalho que venham a surgir.

De acordo com o ministro, a ampliação no número de vagas do Mais Médicos está relacionada à prioridade de sua gestão de reduzir o tempo de espera para o atendimento especializado, "o que passa por uma atenção primária mais forte".

O ministério instalou, nesta segunda, uma sala de situação para monitorar o tempo de espera para atendimento especializado no País. Segundo Padilha, uma das funções do grupo será qualificar os dados sobre as filas e facilitar o mapeamento do problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Médicos formados no exterior

Também nesta segunda, Padilha participou da recepção de 402 médicos formados no exterior, no 1º Módulo de Acolhimento e Avaliação de 2025. Desses profissionais, apenas cinco são estrangeiros.

Eles terão aulas de legislação e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e, ao final, serão submetidos a uma prova na qual deverão registrar uma média de pelo menos 50%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após as aulas e a avaliação, os profissionais serão encaminhados para diferentes Estados brasileiros. De acordo com o ministério, inicialmente, esses médicos ficarão alocados em cerca de 180 municípios e 15 Distritos Sanitários de Saúde Indígena.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV