Mais de 20 armas desaparecem da base da GCM; caso é investigado
O depósito em que as armas estavam não conta com sistema de monitoramento
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Mais de 20 armas desapareceram da base da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cajamar, em São Paulo. Segundo a Polícia Civil (PC), responsável por investigar o caso, o sumiço de 19 pistolas e sete revólveres aconteceu no último mês, porém, a denúncia só foi registrada na última terça-feira (9).
A TV Globo teve acesso ao boletim de ocorrência, que informava que o guarda civil responsável pelo armazenamento e pela manutenção das armas da repartição estava realizando a contagem do armamento no dia 22 de março, quando percebeu a ausência de sete revólveres.
Ainda conforme constava no boletim de ocorrência, a contagem foi realizada após a troca do armamento dos integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Como era uma sexta-feira e o inspetor não estava na base, o guarda decidiu comunicá-lo somente na segunda-feira (25 de março) "a fim de evitar alarde".
- LEIA MAIS: Polícia prende traficante e apreende cocaína em Jandaia do Sul
Com isso, o inspetor ordenou uma nova contagem, incluindo todas as armas da base. Foi constatado, então, a falta de 19 pistolas e sete revólveres, sendo todas aptas para uso. Algumas das pistolas, inclusive, foram extraviadas sem carregadores.
As armas ficam trancadas "com uma porta de metal e fechadura simples, uma grade de metal com cadeado e uma porta de madeira com fechadura". O depósito também não é monitorado por câmeras de segurança.
Uma sindicância está em andamento para apurar o ocorrido, segundo a Prefeitura de Cajamar. Veja:
"Nesta quarta-feira, 10 de abril, a Prefeitura Municipal de Cajamar tomou medidas firmes em relação ao desaparecimento de armas na sede do Posto da Guarda Municipal do município, afastando imediatamente os agentes envolvidos na guarda e vigilância das armas.
Uma sindicância está em andamento desde o início do caso, conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça, para investigar todos os eventos relacionados ao incidente.
Todas as investigações pertinentes estão sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil, após o registro do boletim realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.
A Prefeitura reafirma seu compromisso inabalável com a transparência, ética e legalidade em todas as suas ações, cooperando integralmente com as autoridades competentes para esclarecer os fatos."
Com informações do G1.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline