Pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisa aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o maior índice de rejeição para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento publicado nesta terça-feira (22) também mostra que, em relação a intenção de voto, ele empata com a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
- LEIA MAIS: Ratinho Jr. será testado como candidato à presidência em nova pesquisa
Conforme a pesquisa, a parcela do eleitorado que “não votaria de jeito nenhum” em Lula chega a 51,9%, enquanto 24,5% dos eleitores “com certeza” apoiariam a reeleição do petista e outros 22,3% “poderia votar no presidente no ano que vem".

O alto índice negativo coloca Lula na liderança da rejeição eleitoral entre quatro nomes cotados ao Planalto e que tiveram o seu potencial de voto medido pelo instituto. Inelegível por decisão da Justiça Eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece na sequência entre os mais rejeitados, com 46,4%.
Em seguida estão a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), reprovada por 43,9%, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), opção inviável para 37,1% dos entrevistados.
INTENÇÃO DE VOTO
Em relação a intenção de voto, a pesquisa do instituto Paraná Pesquisas mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados em eventual disputa pela Presidência.
Em outro cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos também são apresentados aos entrevistados, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), substituindo Michelle como o principal nome da direita, perderia para o petista.
Caso o pleito fosse hoje, Lula teria 33,7% das intenções de voto, ante 31,7% de Michelle. Como a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais, há empate entre os dois.
No mesmo cenário, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 11,8%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 6%; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 3,8%; e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 0,9%.
Já em um cenário em que a ex-primeira-dama é substituída por Tarcísio, outro dos principais nomes à direita para herdar o capital político de Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, Lula venceria o governador, com 34% a 27,3%.
Embora não tenha se lançado oficialmente como candidato para 2026, Tarcísio tem marcado presença nas manifestações bolsonaristas e colado sua imagem como braço direito de Bolsonaro.
Deixe seu comentário sobre: "Lula lidera em rejeição pelo eleitorado para 2026, aponta pesquisa"