Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Lula fala em processo 'ordenado e equitativo' para afastamento dos combustíveis fósseis

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, falou nesta sexta-feira, 7, diretamente sobre o "afastamento" dos combustíveis fósseis, um dos temas mais sensíveis na pauta negociadora da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Ele repetiu a tradicional linguagem diplomática dos países em desenvolvimento sobre o tema, ao defender um processo "ordenado e equitativo" para o fim do uso desses insumos na matriz energética.

"Um processo justo, ordenado e equitativo de afastamento dos combustíveis fósseis demanda o acesso a tecnologias e financiamento para os países do Sul Global", afirmou Lula, durante o sessão temática sobre transição energética, no segundo dia da Cúpula do Clima.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O governo brasileiro tem batido na tecla sobre a necessidade de recursos arrecadados com a exploração do petróleo para a viabilização de medidas socioambientais.

Ainda neste tema, Lula falou no fim do mês de outubro sobre o papel da Petrobras como uma futura "empresa de energia", em detrimento de um negócio voltado apenas para o setor petrolífero.

A fala encontra concordância com discursos da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que vem defendendo maior focalização, das empresas neste setor, em fontes renováveis e limpas.

publicidade

Nesta sexta, o presidente do Brasil, ao lado de líderes mundiais, também reforçou que há espaço para explorar mecanismos como a troca de dívida por financiamento de iniciativas de mitigação climática e transição energética. A ideia não é nova, mas precisa ganhar escala no mundo, de acordo com os negociadores brasileiros.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline