Lote de vacinas é perdido após criança desligar disjuntor
Quase 3.000 doses de vacinas foram afetas em um posto de saúde após um menino, de 11 anos, desligar o disjuntor do local
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Na noite do último sábado (14), um posto de saúde perdeu cerca de 2.994 vacinas contra várias doenças após um menino, de 11 anos, desligar o disjuntor do local. O caso ocorreu em Capão Canoa, no Rio Grande do Sul.
De acordo com as informações da prefeitura, são doses contra a Covid-19, Influenza e outras doenças. O caso foi repasso ao Ministério de Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde.
Por meio de uma nota, o executivo julgou a ação como uma "atitude maldosa e infeliz". A Polícia Civil (PC) já identificou o garoto responsável por desligar a energia da unidade de saúde.
Câmeras de segurança registraram o momento e, por das imagens, as autoridades reconheceram o criança, por conta da bicicleta e pelo cachorro que o acompanhava.
Conforme a Justiça, por ter 11 anos, o menino é inimputável. Desta forma, não será aberto um procedimento criminal.
"Ele viu o disjuntor, disse que não se deu conta que era do posto de saúde, e desligou de brincadeira", afirma a delegada.
Doses afetadas
A Prefeitura de Capão da Canoa afirma que, "embora as câmaras de conservação tenham bateria, a oscilação de temperatura prejudica a eficácia da vacina". Quase 3 mil doses eram armazenadas no posto de saúde.
Coronavac (2ª dose): 258 doses
Astrazeneca (2ª dose): 230 doses
Pfizer (1ª dose): 114 doses
Pfizer (2ª dose): 138 doses
Influenza: 440 doses
Vacinas de rotina: 1.814 doses (utilizadas em crianças, bebês, idosos, gestantes, adolescentes e adultos)
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline