O vereador de Campo Grande (MS) Rafael Tavares (PL) homenageou nesta quinta-feira (18) as jogadoras e comissão técnica do time "Leoas CG", que se recusaram a disputar uma partida contra uma equipe com atleta trans no dia 6 de setembro, em Campo Grande. O parlamentar classificou a atitude das atletas como uma "postura corajosa" durante sessão na Câmara Municipal.
📰 LEIA MAIS: Quem era o motoboy que morreu em grave colisão na BR-369 em Apucarana
O time foi retirado da competição após a inscrição de uma atleta trans no time rival. Segundo as "Leoas", a falta de transparência e igualdade na competição teria comprometido suas chances no campeonato.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Tavares defendeu que as diferenças fisiológicas entre atletas trans e cisgêneras precisam ser consideradas para garantir a equidade esportiva, argumentando que a terapia hormonal "apenas reduz" as vantagens competitivas. O vereador justificou a homenagem afirmando que o time "demonstrou firmeza e preservou a dignidade de suas atletas".
O caso ocorre em meio a debates nacionais sobre a participação de atletas trans no esporte feminino. Recentemente, Cuiabá sancionou lei que proíbe atletas trans de competirem de acordo com sua identidade de gênero.
Deixe seu comentário sobre: "Jogadoras que se negaram a enfrentar adversária trans são homenageadas"