MAIS LIDAS
VER TODOS

Tecnologia

Japão quer construir elevador espacial até 2050

O dispositivo seria um porto flutuante na Terra, de aproximadamente 400 metros de diâmetro

Da Redação

·
Japão quer construir elevador espacial até 2050
Icone Camera Foto por Divulgação/Obayashi Corp
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2021, 09:40:47 Editado em 28.12.2021, 09:40:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma empresa japonesa afirmou nesta semana que tem planos de construir um elevador para se chegar à órbita terrestre. Os japoneses afirmam que irão construir o projeto até 2050.

continua após publicidade

A Obayashi Corporation, empresa responsável pelo maior prédio de Tóquio, com 634 m de altura concluiu um estudo de dois anos onde o Elevador Espacial se mostrou viável. Estimam que em 2030 estaremos produzindo nanofilamentos de comprimento ilimitado, e que em 2050 a obra de construção do Elevador Espacial estará concluída.

É algo que consumirá boa parte do PIB mundial, mas se realmente for feito abrirá as portas do Sistema Solar para a Humanidade. Como o próprio Tsiolkovsky falou, a Terra é o berço do Homem mas você não pode permanecer no berço para sempre.

continua após publicidade

A construção de Elevadores Espaciais em corpos com menos massa, como a Lua será ainda mais simples. Logo naves jamais pousarão, apenas acoplarão com espaçoportos em órbita geoestacionária, e os passageiros e a carga descerão de elevador.

O elevador subiria a 200 quilômetros por hora por um cabo, ligando a Terra ao espaço. Ultrapassaria a estação espacial internacional. Continuaria subindo e, depois de três semanas, alcançaria incríveis 100 mil quilômetros. Cerca de um terço da distância até a lua. De acordo com a companhia, o dispositivo seria composto por um cabo de nanotubos de carbono de 96 mil quilômetros, um porto flutuante na Terra de 400 metros de diâmetro e um contrapeso de 12.500 toneladas.

O cabo ficará bem esticado e bem preso nas duas pontas: na Terra, e em uma base, no oceano. E lá em cima, em uma plataforma de desembarque. Os japoneses querem construir uma estação que vai girar na órbita da Terra. Sem necessidade de foguetes para vencer a gravidade, ir ao espaço ficaria mais barato e mais seguro. Uma coisa é certa: o último andar terá a melhor vista do universo.

Informações da Istoé

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Japão quer construir elevador espacial até 2050"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!