MAIS LIDAS
VER TODOS

COVID-19

Israel retoma uso de máscara em locais públicos

Desde 15 de junho, os israelenses não eram mais obrigados a usar máscara

Da Redação

·
Israel retoma uso de máscara em locais públicos
Icone Camera Foto por EMMANUEL DUNAND/ AFP - 25.6.2021
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.06.2021, 15:06:49 Editado em 26.06.2021, 15:07:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Israel restabeleceu na sexta-feira (25), a obrigatoriedade do usa da máscara em lugares públicos fechados e em empresas, após um aumento dos casos de covid-19.

continua após publicidade

Desde 15 de junho, os israelenses não eram mais obrigados a usar máscara, tanto em ambientes fechados quanto abertos, com mais da metade do país já tendo recebido as duas doses da vacina.

Nos últimos dias, porém, as autoridades alertaram contra a propagação da variante Delta, detectada pela primeira vez na Índia e classificada como mais contagiosa do que as demais.

continua após publicidade

“Diante do aumento dos contágios, o Ministério da Saúde anunciou que, a partir de meio-dia de hoje (sexta-feira), a máscara será obrigatória em todos os locais fechados, exceto nas residências”, afirma um comunicado.

Também recomenda aos israelenses o uso de máscara em grandes concentrações ao ar livre.

Na quarta-feira (23), o primeiro-ministro Naftali Bennett advertiu que, se o país registrasse mais de 100 novos casos diários de contágio por coronavírus durante uma semana, o governo retomaria a obrigatoriedade do uso de máscaras.

continua após publicidade

Desde segunda (21), as autoridades de saúde registram a cada dia mais de 100 novos casos.

Ontem, 227 novos contágios foram identificados pelas autoridades de saúde, segundo os últimos dados disponíveis.

Os números “dobram rapidamente”, disse o coordenador do combate ao coronavírus, Nachman Ash, à rádio pública Kan nesta sexta-feira.

continua após publicidade

“Esperamos que as vacinas nos protejam de um aumento das hospitalizações e de casos graves”, acrescentou.

Atualmente, 48 pessoas estão internadas com covid-19, e 24 são consideradas como casos graves, segundo o Ministério da Saúde.

continua após publicidade

“Em ambientes fechados, uso a máscara o tempo todo”, disse à AFP Esther Hamshalom, uma moradora de Jerusalém.

Israel anunciou na quarta-feira o adiamento da reabertura de seu território aos turistas, “devido a preocupações com a possível propagação da variante Delta”.

No pior momento da pandemia, em janeiro, o país registrava quase 10.000 casos diários, antes da grande campanha de vacinação que permitiu reduzir o número de contágios.

continua após publicidade

– Nova onda? –

Após um acordo com a gigante farmacêutica americana Pfizer, que entregou milhões de doses em troca de dados sobre os efeitos da vacinação, mais de cinco milhões dos 9,3 milhões de israelenses (55% da população) já receberam duas doses da vacina anticovid-19.

Em fevereiro, o agora ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se vangloriou de que esta campanha transformou Israel no laboratório do mundo.

continua após publicidade

“Fizemos de Israel um modelo planetário de sucesso”, disse ele em plena campanha para sua reeleição.

Netanyahu também prometeu que seu país, onde desde o início da pandemia foram impostos três confinamentos rigorosos, seria o primeiro do mundo “a superar as crises sanitária e econômica e a voltar à vida”.

Bennett, que sucedeu a Bibi em meados de junho à frente do governo, alerta agora contra uma possível “nova onda” e pede aos israelenses que não viajem para outros países.

O retorno da máscara obrigatória se deu horas antes da “Parada do Orgulho” organizado em Tel Aviv. São esperadas milhares de pessoas nesta marcha que os organizadores apresentam como o maior evento deste tipo desde o início da pandemia.

Poucas pessoas no desfile usavam máscara, apesar de o Ministério da Saúde ter recomendado aos participantes que cobrissem a boca e o nariz, mesmo com a concentração acontecendo ao ar livre, observou uma repórter da AFP.

Desde o início da pandemia, Israel acumula mais de 840.000 contágios e 6.428 mortes por covid-19.

Com informações, Isto É

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Israel retoma uso de máscara em locais públicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!