Inquérito militar aponta que "ET de Varginha" era morador local de cócoras
Caso completa 30 anos neste mês de janeiro; documentos do STM classificam episódio como "história fictícia" gerada por confusão durante tempestade
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Ao completar 30 anos em janeiro de 2026, o famoso caso do "ET de Varginha" tem uma explicação oficial registrada em mais de 600 páginas de documentos. Um Inquérito Policial Militar (IPM) do Superior Tribunal Militar (STM) concluiu que a "criatura" avistada era, na verdade, um morador local com transtornos mentais.
LEIA MAIS: Namorada de morto em academia nega relação com assassino: "Não conhecia"
Segundo os autos disponibilizados pelo STM, o episódio foi fruto de um engano ocorrido em um dia de forte chuva no início de 1996. O documento descreve o caso como uma "história fictícia", explicando que as três jovens que relataram o avistamento confundiram um homem, conhecido na cidade por perambular agachado (de cócoras), com um ser extraterrestre. O inquérito anexa, inclusive, fotos do cidadão nessa posição em diferentes locais do município.
Investigação e Conclusão
A investigação militar foi instaurada originalmente em março de 1997 para apurar boatos de que o Exército estaria envolvido na captura e transporte da suposta criatura. O inquérito ouviu diversas testemunhas, incluindo ufólogos que publicaram livros sobre o tema, e descartou qualquer atividade alienígena ou operação de encobrimento por parte dos militares.
Série Documental
O aniversário de três décadas do episódio motivou o lançamento da série documental "O Mistério de Varginha", produzida pela TV Globo em coprodrução com a EPTV.
A atração, que revisita os relatos e as investigações, está sendo exibida entre terça (6) e quinta-feira (8), na faixa das 23h, e também ficará disponível no catálogo do Globoplay.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline