Indígenas Guajajara são mortos no Maranhão; madeireiros são suspeitos
A Polícia Civil do Maranhão investiga o caso, e as duas mortes estão sendo inicialmente tratadas como homicídios dolosos, quando há intenção de matar
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Dois indígenas da etnia Guajajara, grupo conhecido pela atuação contra o desmatamento ilegal, foram mortos na madrugada do último sábado (03), no Maranhão. Investigações da Polícia Civil apontam para uma possível ligação dos crimes com conflitos envolvendo madeireiros.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informou que uma das vítimas, Janildo Oliveira Guajajara, foi assassinado com tiros nas costas, no município de Amarante do Maranhão. Conhecido como Antigo Guardião da Floresta, o homem fazia parte de um grupo de indígenas de várias etnias que atua para identificar e vigiar trilhas abertas por madeireiros ilegais e flagrar a ação de criminosos.
A outra morte aconteceu na cidade de Arame, onde Jael Carlos Miranda Guajajara, de 34 anos, morreu após ser atropelado. O corpo da vítima foi encontrado por moradores.
LEIA MAIS: Casal de brasileiros é encontrado morto nos EUA
A Polícia Civil do Maranhão investiga o caso, e as duas mortes estão sendo inicialmente tratadas como homicídios dolosos, quando há intenção de matar. Porém, de acordo com informações do Metrópoles, as investigações estão em andamento, e as testemunhas ainda serão ouvidas.
Após a apuração preliminar, o caso será encaminhado para a Polícia Federal, por se tratarem de mortes de guajajaras nas proximidades de uma terra indígena.
Segundo informações do Cimi, os representantes da etnia vivem na Terra Indígena Arariboia do Maranhão e patrulham suas terras para expulsar invasores. Na mira dos criminosos, eles são alvos de ataques constantes na região.
Fonte: Informações do Metrópoles.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline