Incêndio na COP30 força evacuação da Blue Zone em Belém
Incêndio na Blue Zone da COP30 em Belém provoca evacuação, mas chamas são controladas sem feridos. Investigação aponta para curto-circuito como causa
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um incêndio atingiu na tarde desta quinta-feira (20) o pavilhão dos países na Blue Zone da COP30, em Belém (PA), e levou à evacuação imediata da área mais restrita da conferência. Segundo a organização, as chamas foram rapidamente controladas e não há registro de feridos.
📰 LEIA MAIS: 13º salário vai movimentar R$ 307 milhões em Apucarana e Arapongas
O fogo começou próximo ao pavilhão da África, de acordo com testemunhas. O participante Marcelo Rocha relatou ao Metrópoles que estava entre o espaço africano e o Climate Live – Entertainment and Culture quando a energia caiu e, logo depois, surgiram as primeiras chamas. “As pessoas começaram a correr para sair. Foi tudo muito rápido”, afirmou.
As informações iniciais apontam para um possível curto-circuito, o que levou ao desligamento total do sistema elétrico da área afetada. Técnicos seguem avaliando as causas do incidente.
Em coletiva, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que a prioridade é garantir a segurança dos participantes. “Pode ter sido um curto-circuito, mas isso só será confirmado pelos especialistas”, destacou.
A organização da COP30 informou que bombeiros e equipes de segurança agiram imediatamente e seguem monitorando o local.
A Blue Zone, administrada pela UNFCCC, reúne as negociações oficiais, encontros de líderes e pavilhões nacionais — a parte mais sensível e diplomática da conferência, com acesso restrito a delegações, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.
A COP30 está na primeira semana dos debates sobre adaptação climática, financiamento, transição justa e o futuro dos combustíveis fósseis. Apesar do incidente, a expectativa é de que a programação seja retomada após a liberação das áreas afetadas.
Blue Zone que se definem os rumos das políticas climáticas internacionais.
Veja o incêndio:
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline