MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Imunização protege gestantes e idosos de doenças respiratórias

Arexvy e Abrysvo estão disponíveis na Clínica de Vacinas da Unimed Londrina e visam promover a proteção contra bronquiolite e pneumonia

Da Redação

·
Alguns cuidados podem ser fundamentais para viver a estação mais elegante do ano com saúde e qualidade de vida
Icone Camera Foto por TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL
Alguns cuidados podem ser fundamentais para viver a estação mais elegante do ano com saúde e qualidade de vida
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.04.2025, 15:53:57 Editado em 24.04.2025, 15:54:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O outono já chegou e os cuidados com as doenças respiratórias merecem atenção redobrada. Em dias mais frios, é comum a aglomeração de pessoas e a permanência em ambientes com pouca circulação de ar. Isso pode favorecer a maior incidência de infecções, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Alguns cuidados podem ser fundamentais para viver a estação mais elegante do ano com saúde e qualidade de vida.

Um dos públicos mais suscetíveis à gravidade da VSR são crianças de até 4 anos de idade. Pessoas com mais de 65 anos e com comorbidade também podem evoluir para quadros mais graves, como a bronquiolite e a pneumonia.

continua após publicidade

Para o público adulto, duas vacinas podem auxiliar na proteção contra a doença. Uma delas é a Arexvy. Destinada a pessoas com mais de 60 anos de idade, sua eficácia é 94,6% em pacientes com pelo menos uma comorbidade relacionada às doenças do trato respiratório inferior (DRTIs), 94,1% na redução de DTRIs graves em pessoas com mais de 60 anos e 82,6% na redução do risco de desenvolver DRTI por VSR em pessoas com 60 anos ou mais. “O esquema vacinal é composto de uma dose, que prevê a proteção durante dois anos”, informa a enfermeira da Clínica de Vacinas da Unimed Londrina Raquel Beme.

A segunda é a Abrysvo. O imunizante é indicado para gestantes de até 49 anos de idade e que estejam entre a 24ª e a 36ª semana de gestação. “A vacina, além de promover proteção à mãe, também transfere anticorpos para o bebê, auxiliando na imunização contra a doença nos primeiros seis meses de vida”, explica Beme. O esquema vacinal consiste em uma dose por gestação.

Ambos imunizantes estão disponíveis na Clínica de Vacinas da Unimed Londrina. O endereço é R. Souza Naves, 999 (estacionamento gratuito em frente à clínica, na R. Souza Naves, 1018). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 19h, e sábado, das 8h ás 14h. Em Arapongas, o atendimento é sempre as sextas-feiras, das 9h às 12h, na Rua Eurilemos, 756. Também há possibilidade de aplicação domiciliar de vacinas na região residencial de Londrina, Cambé , Ibiporã e Rolândia mediante agendamento prévio. Mais informações pelo telefone (43) 3375-5050 opção 2 ou WhatsApp (43) 9 9150-6551.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Imunização protege gestantes e idosos de doenças respiratórias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!