A expansão de uma mina de ferro no norte da Suécia gerou uma cena que chamou a atenção. A conhecida igreja de madeira vermelha de Kiruna precisou ser transferida de local nesta terça-feira (19).
LEIA MAIS: Mulher é presa após atear fogo na casa da vizinha por ciúmes
A mudança faz parte de uma complexa operação de realocação do centro histórico da cidade. O templo luterano Kiruna Kyrka, inaugurado em 1912 e com 672 toneladas, foi colocado sobre reboques especiais para o transporte.
A transferência ocorre de forma lenta, a uma velocidade de cerca de meio quilômetro por hora. O trajeto de aproximadamente 5 km deve durar dois dias e foi abençoado pelo bispo Åsa Nyström e pela vigária Lena Tjärnberg.
O rei Carl XVI Gustaf deve acompanhar a operação, transmitida ao vivo pela televisão sueca com o uso de 30 câmeras. Para possibilitar o deslocamento, o terreno ao redor da igreja foi escavado, permitindo o posicionamento de vigas sob a estrutura, que foi erguida com macacos hidráulicos.
Todo o centro de Kiruna, que tem cerca de 18 mil habitantes, está sendo transferido por causa da gigantesca mina de ferro da empresa LKAB, que domina a região. As escavações, cada vez mais profundas ao longo dos anos, enfraqueceram o solo e aumentaram o risco de desabamento em algumas áreas da cidade.
Deixe seu comentário sobre: "Igreja histórica precisa ser transferida de lugar por reboque"