MAIS LIDAS
VER TODOS

Repercussão

Homem em surto psicótico morre na UPA após ser amarrado

Antônio sofreu uma parada cardiorrespiratória em uma UPA, no Distrito Federal. A família se queixa de que o rapaz foi mal atendido

Da Redação

·
Antônio morreu em uma UPA, no Distrito Federal, após sofrer um surto psicótico
Icone Camera Foto por Arquivo pessoal
Antônio morreu em uma UPA, no Distrito Federal, após sofrer um surto psicótico
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.06.2022, 15:52:39 Editado em 14.06.2022, 15:52:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um homem, de 33 anos, foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após ter um surto psicótico, porém, ao chegar no local, Antônio Marcos sofreu uma parada cardiorrespiratória. Socorristas tentaram reanimá-lo, mas não obtiveram sucesso.

continua após publicidade

O caso, que ocorreu no final de semana no Distrito Federal, gerou revolta na família do rapaz, pois ele foi amarrado durante o socorro e mantido assim, mesmo na unidade de saúde.

De acordo com parentes, Antônio sofreu o surto no sábado (11) e, na madrugada de domingo (12), receberam a notícia de que ele havia morrido.

continua após publicidade

Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF) afirmou que a imobilização ocorreu de forma inadequada. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível notar que Marcos foi imobilizado com as mãos para trás e a cabeça para baixo.

 Os socorristas imobilizaram Antônio, pois, segundo eles, ele apresentava agitação psicomotora e extrema agressividade
Foto por Arquivo pessoal
Os socorristas imobilizaram Antônio, pois, segundo eles, ele apresentava agitação psicomotora e extrema agressividade


continua após publicidade

Já o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF (Iges-DF), responsável pela UPA, diz que recebeu o homem "contido mecanicamente em decorrência de agitação psicomotora e extrema agressividade".

"Tal conduta, apesar de chocante, por vezes é necessária até o efeito desejado de medicações que controlem a agressividade (contenção química)", diz o Iges-DF.

Ainda segundo o instituto, Antônio tinha histórico de surto por causa do consumo de drogas, mas a família nega essa informação.

continua após publicidade

O Corpo de Bombeiros informou que, em alguns casos de surto psicótico, o paciente pode se tornar agressivo e violento, se fazendo necessária a imobilização dele para garantir a segurança do paciente, da equipe de socorro e demais envolvidos. A corporação também disse que está apurando o caso.

Segundo o Iges-DF, o homem "foi atendido prontamente na UPA, sendo tomadas todas as medidas clínicas para a assistência médica. Infelizmente, o paciente evoluiu para o óbito, apesar de todo o esforço da equipe".

"Cabe ressaltar que o Iges-DF se solidariza com a dor da família, mas reforça a necessidade das devidas apurações, incluindo o laudo final da necrópsia, para formar uma opinião médica final sobre essa ocorrência, vistos os registros de acontecimentos que antecederam a chegada do paciente a UPA", diz o instituto.

Com informações do g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Homem em surto psicótico morre na UPA após ser amarrado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!