Granizo deixa estragos em SC e novo ciclone é previsto para os próximos dias
Para o domingo (1º), a combinação de calor e umidade deve manter o risco de temporais isolados nessas mesmas regiões
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Queda de granizo foi registrada no município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, no final da tarde deste sábado (31). O fenômeno confirma as projeções da Defesa Civil de Santa Catarina, que atribui a instabilidade à atuação de um ciclone extratropical em alto mar.
De acordo com o órgão de monitoramento, a dinâmica do ciclone concentra as precipitações deste sábado prioritariamente no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Para o domingo (1º), a combinação de calor e umidade deve manter o risco de temporais isolados nessas mesmas regiões.
📰 LEIA MAIS: BMW invade supermercado no PR após mulher confundir pedais de carro automático
A influência do sistema meteorológico estende-se também ao Sudeste brasileiro:
Serra da Mantiqueira: Volumes de chuva superiores a 100 mm.
Litoral de São Paulo: Acumulados acima de 60 mm.
Interior de SP e MG: Risco de granizo em grande parte do estado paulista e no Triângulo Mineiro.
Alertas para a próxima semana
Às 17h13 deste sábado, a Defesa Civil reiterou o alerta para temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e alagamentos no Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí.
Formação de novo sistema: Uma nota oficial publicada na sexta-feira (30) indica a formação de um segundo ciclone extratropical entre segunda (2) e quarta-feira (4). Este novo sistema, com formação prevista nas proximidades da Região Sudeste, deve apresentar maior severidade que o atual.
Início da Intensificação: Madrugada de terça-feira (3).
Áreas de Risco: Litoral Norte e Grande Florianópolis.
Impactos Esperados: Chuvas persistentes e volumosas, com risco elevado para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
Segundo a meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil, a principal diferença entre os eventos é o caráter da precipitação: enquanto as instabilidades deste fim de semana são passageiras, o fenômeno esperado para o início da semana apresentará maior persistência e acumulados significativos.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline