Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
BRASIL

Governo intercepta toneladas de uvas-passas contaminadas em fronteiras

As uvas-passas, contaminadas com uma substância tóxica, seriam utilizadas em panetones; As cargas foram apreendidas em São Borja (RS) e em Foz (PR)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Governo intercepta toneladas de uvas-passas contaminadas em fronteiras
AutorAs uvas-passas teriam como destino o fracionamento para venda ao consumidor final e a fabricação de produtos natalinos - Foto: Mapa

As autoridades brasileiras interceptaram toneladas de uvas-passas contaminas, que seriam utilizadas em panetones. A informação, divulgada nessa terça-feira (13), diz que a interceptação foi feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e no total foram 49 toneladas de uvas-passas apreendidas.

Conforme a pasta, as cargas estavam contaminadas por Ocratoxina A, substância produzida por alguns tipos de fungos, que é tóxica e prejudicial à saúde. Foi constatada pela fiscalização que um dos lotes apresentava quatro vezes o limite máximo permitido para a substância. “Ao exceder o limite permitido de micotoxina o produto torna-se tóxico, sendo prejudicial à saúde”, explica o coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Leia também: Risco à saúde: Anvisa proíbe a venda de lotes de chocolates da Garoto

As fiscalizações ocorreram nos postos de São Borja, no Rio Grande do Sul, e Foz do Iguaçu, no Paraná. Depois os produtos seriam processados na região metropolitana de São Paulo.

Segundo o órgão, as uvas-passas teriam como destino o fracionamento para venda ao consumidor final e a fabricação de produtos natalinos.

publicidade

O país de origem será notificado oficialmente pelo Mapa e as cargas serão devolvidas dentro de 30 dias. “O Ministério segue atento para assegurar produtos de qualidade na mesa do consumidor brasileiro, principalmente, nesta época de festas de fim de ano”, destaca Dokonal.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline