Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Governo de SP veta projeto de lei que permitia dispensa de aulas no Dia dos Professores

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governo do Estado de São Paulo vetou integralmente o projeto de lei 731/2024, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que permitia a dispensa de expediente de alunos, professores e profissionais da educação no dia 15 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última terça-feira, 4. O projeto havia sido aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em dezembro de 2025 e permitia que não fossem realizadas atividades escolares nas redes pública e privada, estadual e municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Secretaria Estadual de Educação justificou a decisão afirmando que o texto do projeto não está de acordo com o Plano Estadual de Educação. De acordo com a pasta, a prioridade é assegurar o cumprimento do mínimo de 200 dias letivos e da carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino.

O governo paulista também afirma que o projeto invade competência exclusiva do poder Executivo estadual. De acordo com decisões consolidadas do Supremo Tribunal Federal (STF), as normas que tratam da organização e do funcionamento da administração pública são privativas ao poder Executivo.

Data

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Dia dos Professores é celebrado em 15 de outubro. A comemoração começou em 1947, em uma escola de São Paulo, o Ginásio Caetano de Campos, com os professores buscando uma data para descanso em meio ao longo segundo semestre.

Naquele ano, o colégio organizou uma celebração, que se espalhou para outras instituições, cidades e Estados nos anos seguintes. Foi também em um dia 15 de outubro que, em 1827, Dom Pedro I baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline