Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Governo da Bahia confirma 7 casos de intoxicação por metanol

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quarta-feira, 31, sete casos de intoxicação por metanol na cidade de Ribeira do Pombal, no interior do Estado.

As vítimas ingeriram a substância de forma acidental - provavelmente por meio de bebidas adulteradas - durante uma festa de noivado. Elas foram internadas na segunda-feira, 29, após apresentarem sintomas como vômitos, náusea, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão turva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com nota divulgada pela secretaria, uma perícia técnica constatou a presença de metanol em bebidas destiladas consumidas pelas vítimas. Além disso, "análise laboratorial confirmou a presença de metanol nas amostras de sangue" dos pacientes.

A pasta disse que, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeira do Pombal, "adotou imediatamente o protocolo" recomendado pelo Ministério da Saúde para casos do tipo.

"As sete pessoas receberam todo o tratamento e atenção no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, além do antídoto, nos casos em que havia indicação", declarou o órgão estadual, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária Municipal e a Polícia Civil interditaram o estabelecimento que havia vendido as bebidas adulteradas.

A Sesab orientou a população a ficar atenta à procedência de bebidas alcoólicas destiladas, observando se há selo de segurança e se a embalagem não está violada, além de checar a idoneidade dos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.

A secretaria não informou o estado de saúde das sete vítimas da intoxicação nem se elas ainda seguem internadas. Em nota enviada na segunda-feira, a pasta havia informado apenas tratar-se de cinco mulheres e dois homens, e que duas das vítimas haviam sido transferidas para o Instituto Couto Maia, em Salvador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Substância provocou ao menos 23 mortes

Entre setembro e novembro deste ano, a adulteração de bebidas alcoólicas com metanol provocou um surto inédito de intoxicação pela substância no Brasil. O composto costuma ser usado para diluir a bebida e diminuir o custo de produção do produto.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o início de dezembro, foram confirmados 73 casos de intoxicação por metanol no Brasil, dos quais 23 evoluíram para o óbito da vítima. O Estado de São Paulo registrou o maior número de óbitos (11), seguido por Pernambuco (5), Paraná (3), Mato Grosso (3) e Bahia (1).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sintomas da intoxicação por metanol

Identificar os sintomas rapidamente e buscar atendimento médico são medidas fundamentais para evitar complicações e óbitos.

As manifestações iniciais da intoxicação começam logo após a ingestão. Elas são semelhantes aos sinais de embriaguez, como fala pastosa e reflexos diminuídos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre 16 e 30 horas após a ingestão, quando o metanol já foi metabolizado pelo organismo, surgem efeitos mais graves, como náuseas, vômitos, tontura, fraqueza, dor abdominal e outros quadros que podem levar à morte.

Além disso, a contaminação provoca alterações no sistema nervoso central que podem variar de sonolência à perda da visão, um dos principais impactos do consumo de metanol.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline