MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Governo aprova lei que torna crime tatuar e colocar piercings em cães e gatos

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), como presidente em exercício, sancionou nesta terça-feira, 17, lei que define como crime fazer tatuagens ou piercings em cães e gatos para fins estéticos. As penas para quem recorrer a tal ato serão de dois a cinco

Fellipe Gualberto (via Agência Estado)

·
Escrito por Fellipe Gualberto (via Agência Estado)
Publicado em 18.06.2025, 15:54:00 Editado em 18.06.2025, 16:01:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), como presidente em exercício, sancionou nesta terça-feira, 17, lei que define como crime fazer tatuagens ou piercings em cães e gatos para fins estéticos. As penas para quem recorrer a tal ato serão de dois a cinco anos de prisão, multa e perda da guarda do animal doméstico. A punição ainda pode ser agravada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.

continua após publicidade

A lei 15.150/25, que institui os crimes, é uma atualização da lei 9.605, de 1998. O texto já previa as punições para quem praticasse ato de abuso, maus-tratos, ferisse ou mutilasse animais silvestres e domésticos. No entanto, agora, tatuagens e piercings também entraram no rol do que é considerado maus tratos.

O projeto foi inicialmente proposto na Câmara dos Deputados por Fred Costa (Patriota-MG) no ano de 2020. No Senado, o texto foi aprovado em 20 de maio de 2025.

continua após publicidade

Na justificativa da lei, Costa defende que "a liberdade de tatuar a pele não significa que podemos tomar essa decisão pelos animais que convivem conosco. Infringir dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel".

O deputado ainda ressaltou os riscos aos quais os animais são expostos: "além do sofrimento causado pela dor, os animais tatuados são expostos a diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas".

Em suas redes sociais, o deputado comemorou a aprovação da lei: "mais um vitória para a causa animal, mexeu com eles, mexeu conosco! Lei de minha autoria contra este absurdo", escreveu em um comentário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo aprova lei que torna crime tatuar e colocar piercings em cães e gatos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!