Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
MAIOR MULTA DO MUNDO

Google é multado pela Rússia em 180 mil vezes maior que PIB mundia

A penalidade foi motivada por uma ação judicial movida por 17 canais de televisão russos que tiveram seus canais no YouTube bloqueados

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Google é multado pela Rússia em 180 mil vezes maior que PIB mundia
Autormaior multa do mundo - Foto: Arnd Wiegmann

Em uma decisão que surpreendeu o mundo, a Rússia multou o Google nesta semana em US$ 20.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 um valor que supera em 180 mil vezes o Produto Interno Bruto (PIB) mundial. A multa, que equivale a um 2 seguido de 34 zeros, foi imposta por um tribunal russo em resposta à decisão do YouTube, plataforma de vídeos do Google, de bloquear canais de mídia estatal russa. Procurada pela reportagem, a companhia americana ainda não se pronunciou sobre o assunto.

LEIA MAIS:Maringá é eleita a melhor cidade para se viver em 2024

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A penalidade foi motivada por uma ação judicial movida por 17 canais de televisão russos que tiveram seus canais no YouTube bloqueados. O YouTube alegou que os canais estavam publicando conteúdo sobre a invasão da Ucrânia que violava as políticas da plataforma contra a desinformação e a negação de eventos violentos. A Rússia considerou a ação do YouTube uma forma de censura e retaliação contra a mídia estatal russa, e o tribunal ordenou que o Google restabelecesse o acesso aos canais ou enfrentasse multas adicionais.

A multa astronômica é resultado de anos de acúmulo de multas e juros. Em 2020, o Google começou a acumular multas diárias de 100.000 rublos (cerca de US$ 1.028) após canais estatais russos, como Tsargrad e RIA FAN, entrarem com ações judiciais contra a empresa por bloquear seus canais no YouTube. Essas multas dobraram a cada semana, e o valor continuou a crescer exponencialmente devido à falta de um limite máximo e à ausência de pagamento por parte do Google.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o valor era simbólico e que a intenção era chamar a atenção do Google para a necessidade de restabelecer o acesso aos canais de mídia estatal russa. Especialistas em direito internacional e liberdade de expressão criticaram a decisão do tribunal russo, considerando-a uma forma de censura e uma violação dos princípios da liberdade de expressão e do acesso à informação.

publicidade

Google x Rússia

Embora o valor da multa seja simbólico, ele representa uma escalada nas tensões entre a Rússia e as empresas de tecnologia ocidentais. O Kremlin tem intensificado o controle sobre a internet e as mídias sociais, e as multas e restrições impostas às empresas como o Google refletem esse cenário político e regulatório.

É pouco provável que o Google pague a multa imposta pela Rússia. A empresa já encerrou as operações de sua subsidiária na Rússia e declarou que as questões legais em andamento no país não terão impacto em seus negócios. No entanto, a penalidade e as restrições impostas pelo governo russo podem afetar a operação do Google e de outras empresas de tecnologia no país, criando um ambiente de incerteza e dificultando o acesso a serviços e informações.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline