MAIS LIDAS
VER TODOS

Fraude

Golpe do Enem: página imita site oficial e pode fazer vítimas

Ao longo do atendimento, o chat pede para que o candidato informe todos os dados pessoais e depois gera um falso boleto da taxa de inscrição

Da Redação

·
Golpe do Enem: página imita site oficial e pode fazer vítimas
Icone Camera Foto por Reprodução
Golpe do Enem: página imita site oficial e pode fazer vítimas
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.05.2024, 12:19:37 Editado em 31.05.2024, 12:19:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um golpe tem sido usado para atrair estudantes que vão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O site falso tem funcionalidades parecidas com o verdadeiro, mas sem o domínio “.gov.br”, que é o oficial dos órgãos federais.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Homem é investigado por fazer prova do Enem no lugar do irmão

Outra diferença é que os golpistas pedem que o estudante somente digite o CPF, enquanto o site oficial tem dois botões de acesso no chat: conta "gov.br" e "inscrição".

continua após publicidade

Enem 2024

A edição de 2024 do Enem será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal em 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Inscrição

O período de inscrição para o Enem 2024 começou na última segunda-feira (27/5) e segue até 7 de junho. A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br.

O valor da taxa continua em R$ 85, pagável por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupo

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — que é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela organização do Enem —, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado a partir de 27 de maio até 12 de junho.

O resultado dos pedidos de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário que o interessado se inscreva para participar do exame. As informações são do Correio Braziliense.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Golpe do Enem: página imita site oficial e pode fazer vítimas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!