Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
LUTO

Gigante da publicidade, Washington Olivetto morre aos 73 anos

Olivetto foi responsável pela criação de vários comerciais icônicos como o cachorro Cofap, sapatos Vulcabras e o casal Unibanco

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Gigante da publicidade, Washington Olivetto morre aos 73 anos
AutorWashington Olivetto estava internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro - Foto: reprodução/instagram

Morreu neste domingo (13 , o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos. Ele estava internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, após complicações em uma cirurgia no pulmão.
(Assista reportagem abaixo)

- LEIA MAIS: Morre Ary Toledo, ícone do humor brasileiro, aos 87 anos

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Criador de comerciais memoráveis, como o primeiro sutiã de Valisère e cachorrinho da Cofap, Olivetto era um dos maiores nomes da propaganda brasileiro e um dos publicitários mais premiados de todos os tempos. Ele deixa três filhos: Homero e o gêmeos Antônia e Theo.

Olivetto nasceu em São Paulo, em 1951. Apesar de ter feito faculdade de publicidade na FAAP, não concluiu o curso. Iniciou sua carreira profissional em 1969, aos 18 anos.

Em 1974, já na agência DPZ, ganhou o primeiro prêmio Leão de Ouro brasileiro no Festival de Publicidade de Cannes, com o comercial 'Homem com mais de quarenta anos'.

publicidade

Foi na DPZ, também, que Washington fez dupla com o diretor de arte Francesc Petit. Lá, criaram o icônico garoto-propaganda da Bombril, que acabou nas páginas do Guiness Book como o garoto-propaganda de maior tempo de permanência no ar.

Depois de deixar a DPZ, se associou à agência de publicidade suíça GGK. Em 1986, ao lado dos sócios Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret, passaram a ter o controle total da empresa, que mudou de nome e virou W/Brasil, uma das agências de publicidade mais conhecidas do mundo.

Na W/Brasil, Olivetto foi responsável pela criação de vários comerciais icônicos, entre eles os filmes para a fabricante de sapatos Vulcabras, o cachorro da Cofap e o casal Unibanco, entre outros.

publicidade

Os filmes Primeiro Sutiã (1987), para a Valisère, e Hitler (1988), para a Folha de S.Paulo, são os únicos comerciais brasileiros a constarem na lista mundial dos 100 maiores comerciais de todos os tempos.

Em maio de 2010 a W/ se uniu ao grupo McCann. No final de 2017, se mudou para Londres com a família e foi consultor criativo da McCann Europa, baseado na sede inglesa, até 2019.

O reconhecimento público de seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor: "Alô Alô W/Brasil" e "Engenho de Dentro".

publicidade

Em 2015, foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o "Creative Hall of Fame", do The One Club.

Assista:

TNOnline TV


publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline