General diz que notícias falsas de WhatsApp prejudicam resgates no RS
O general diz que muitas das alegações falsas foram feitas por "heróis do WhatsApp, que ficam no conforto, e não molharam nem o dedo do pé"
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
As autoridades estão empenhadas nas ações de resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Uma das corporações que fazem deste trabalho é o Exército Brasileiro - que vem sofrendo duras críticas na internet no que diz respeito ao socorro à população.
Algumas mensagens que circulam em grupos do aplicativo WhatsApp, como, por exemplo, as que acusam o exército de supostamente impedir a entrada de caminhões com doações, negação de socorro e indisponibilidade de helicópteros, estão dando o que falar. Por conta disso, o general Hertz Pires do Nascimento, que é o comandante das ações de resgate, decidiu se pronunciar.
Ele concedeu uma entrevista à Gazeta do Povo e afirmou que o que está circulando nas redes sociais são mentiras. O general diz que muitas das alegações falsas foram feitas por "heróis do WhatsApp, que ficam no conforto, mas não molharam o dedo do pé para poder ajudar ninguém".
- LEIA MAIS: 30º BIMec vai enviar soldados para ajudar nos resgates no RS
"Diante do cenário de crise tem alguém querendo aproveitar. A maior resposta a isso tudo está no reconhecimento da população do Rio Grande do Sul. Isso é um trabalho conjunto, é um trabalho interagências em que não existe protagonista, não existe uma peça principal desse tamanho. Nós estamos trabalhando com todos", iniciou.
"Isso [acusações em redes sociais] é muito negativo para a nossa tropa que está se esforçando na ponta da linha, se dedicando com água no pescoço, que vem trabalhando 24 horas por dia. Às vezes quando o militar consegue um tempo de descanso é muito pouco, está molhado, está passando frio, está na chuva, mas não está deixando de cumprir a sua missão. Então é uma inverdade, uma covardia fazer isso com quem está trabalhando", diz o general Hertz em relação às falsas notícias que circulam na web.
O comandante ainda alega que tem um nome para as pessoas que compartilham fake news. "Eu costumo dizer que [quem espalha as notícias falsas] são 'heróis do WhatsApp', que ficam no conforto, mas não molharam o dedo do pé para poder ajudar ninguém. Então essa é a minha percepção. Eu estou muito tranquilo com relação a isso porque eu não tenho nenhuma mídia social e isso me dá uma tranquilidade muito grande. Às vezes as pessoas chegam e falam 'general vamos debater' [nas mídias sociais]. Se depender deles nós não vamos fazer mais nada. Eu não estou preocupado. O que eu estou falando é: saia da minha frente que eu quero trabalhar para cumprir a nossa missão. Essa é a minha posição", completa.
Em relação à indisponibilidade de helicópteros, o comandante explicou que realmente não foi possível chegar a algumas localidades com a aeronave e resgates foram cancelados para evitar quedas, que poderiam resultar em mortes de tripulantes e resgatados. Segundo ele, nesses casos o socorro chegou por caminhão ou barco.
A entrevista do general Hertz Pires do Nascimento foi concedida à equipe de reportagem da Gazeta do Povo. Para ler a matéria completa, clique aqui.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline