Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Fuvest anuncia mudanças nas provas para próximos vestibulares da USP

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), organização responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), anunciou nesta quarta-feira, 17, mudanças nas provas para os próximos vestibulares. As alterações foram aprovadas pelo Conselho de Graduação da USP, em 2024, e serão implementadas por etapas.

Em 2026, os candidatos ao vestibular 2027, farão a prova da primeira fase do processo seletivo com dez questões a menos e o mesmo tempo de prova. Em vez de 90 questões, serão 80. Com isso, na avaliação da Fuvest, os candidatos terão mais tempo para refletir sobre as perguntas que passaram a conectar conhecimentos de diferentes áreas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Já em 2027, quando são feitas as provas do vestibular 2028, haverá mudanças nos dois dias prova da 2ª fase. No primeiro, a prova passará a contemplar questões de "Linguagens e suas Tecnologias", ou seja, língua portuguesa e literatura, língua inglesa, arte e educação física.

A mudança, segundo a Fuvest, foi adotada para que a etapa tivesse abordagem interdisciplinar. Além disso, a prova do primeiro dia terá oito questões, em vez de dez. Os candidatos também terão que escrever a redação nesse dia.

No segundo dia de prova da 2ª fase, a prova também foi reduzida. Serão cobradas 10 questões em vez das 12 atuais. A Fuvest anunciou ainda a diminuição nos tipos de prova, que atualmente são 22. Haverá somente seis tipos de prova que serão aplicadas de acordo com a carreira escolhida pelo candidato:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

• Tipo 1: Matemática e suas Tecnologias (10 questões em abordagem pura e/ou aplicada);

• Tipo 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões de Biologia, Física e Química, em abordagem interdisciplinar ou isolada);

• Tipo 3: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (10 questões de Filosofia, Geografia, História e Sociologia, em abordagem interdisciplinar ou isolada);

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

• Tipo 4: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);

• Tipo 5: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);

• Tipo 6: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Fuvest, a Pró-Reitoria de Graduação da USP deverá consultar as unidades ao longo de 2026 para que indiquem o modelo de prova a ser aplicado em cada carreira. Após a consulta, haverá a divulgação da relação.

"É importante que isso seja de conhecimento público o mais rapidamente possível para que os candidatos possam saber o que será cobrado deles na 2ª Fase do Vestibular aplicado em 2027", afirma o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline