O funeral do Papa Francisco será realizado neste sábado (26), com início às 5h (horário de Brasília). A cerimônia será transmitida ao vivo pela Arquidiocese de Curitiba, em parceria com a Vatican Media, responsável pela geração do sinal oficial.
📰 LEIA MAIS: Vaticano divulga imagem do túmulo do papa Francisco
O pontífice faleceu na madrugada da última segunda-feira (21) e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Em comunicado, a Arquidiocese convidou fiéis de todo o país a participarem da despedida: “Convidamos toda a comunidade de fé a se reunir neste momento de comoção e despedida. Inscreva-se no canal e ative as notificações para ser avisado(a) assim que a transmissão for iniciada”. A live estará disponível pelo canal da Arquidiocese no YouTube.
Arquidiocese de Curitiba
Cerimônia segue ritos específicos
Os ritos fúnebres começaram na sexta-feira (25), com a leitura de um texto que relembra os principais feitos do pontificado. Um véu de seda branco será colocado sobre o rosto do papa, seguido da bênção com água benta.
Moedas e medalhas cunhadas ao longo do pontificado, além de um tubo com o resumo de seu ministério – selado pelo Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice – serão colocados no interior do caixão.
A tampa do caixão de zinco, que compõe o revestimento interno da estrutura de madeira, terá uma cruz, o brasão papal, o nome de Francisco, sua data de nascimento e os anos à frente da Igreja. O lema de seu brasão, “Miserando atque eligendo”, faz referência à escolha vocacional de São Mateus e reflete a espiritualidade do papa.
Após o fechamento do caixão, serão aplicados os selos do cardeal camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício de Celebrações Litúrgicas e do capítulo do Vaticano.
No sábado, às 10h em Roma (5h em Brasília), o corpo será levado à Praça de São Pedro, onde será celebrada a Missa de Exéquias, conforme o rito da Igreja Católica.
Deixe seu comentário sobre: "Funeral do Papa terá transmissão ao vivo; veja como acompanhar"