Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
CHUVA FORTE

Frente fria causa novos temporais no RS e estragos já são registrados

No total, 19 municípios gaúchos reportaram à Defesa Civil danos em virtude de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Frente fria causa novos temporais no RS e estragos já são registrados
AutorEm São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma ferida e cerca de 15 mil foram afetadas - Foto: BM/Divulgação

A formação e o deslocamento de duas frentes frias na região Sul do país intensifica a instabilidade no Rio Grande do Sul ao longo dos próximos dias. Nuvens carregadas se espalham pelo território gaúcho, e em parte de Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de chuva moderada a forte. Os temporais serão acompanhados de raios e vento forte, com estimativa de rajadas de vento na faixa de 60 a 80 km/h.

As chuvas intensas serão registradas em todas as regiões do RS, principalmente entre o domingo (16) e a segunda-feira (17). No entanto, conforme previsão do Climatempo, não se descartam rajadas de vento mais intensas, entre 80 a 90 km/h nas áreas de Serra.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? LEIA MAIS: Portal diz que só 9,5% dos garimpos de ouro estão dentro da legalidade

A instabilidade chegou no estado no sábado (15) e há indicativos de chuva expressiva até a próxima quarta-feira (19), com acumulados entre 200mm e 300mm no centro-norte e no noroeste do RS e no centro-sul do estado de SC. A previsão, inclusive, abrange a Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Sinos, Jacuí e Caí e em trechos de serra e planalto. Para as demais localidades do RS e centro leste e oeste de SC, a previsão de acumulados de chuva na faixa entre 80mm e 150mm.

Até a manhã desta segunda, 19 municípios gaúchos reportaram à Defesa Civil danos em virtude de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra durante o final de semana. Em São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma ferida e cerca de 15 mil foram afetadas. Na noite de domingo, o estado já recebeu a primeira carga de itens de ajuda humanitária para ser entregue às vítimas.

publicidade

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

No distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, 2 mil pessoas ficaram ilhadas. Em Dom Pedro de Alcântara ocorreu um movimento de massa que ocasionou o desmoronamento de uma comunidade religiosa, sem registro de feridos, com somente danos materiais.

Deslizamento de terra

Dois deslizamentos de terra também foram registrados e provocaram interdições na BR-116, em Caxias do Sul, neste domingo (16). O solo encharcado elevou o risco de novos desmoronamentos na Serra, exigindo atenção redobrada dos motoristas.

publicidade

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o primeiro deslizamento ocorreu no km 167 da rodovia, próximo à Vila Cristina. A pista foi totalmente interditada em ambas as direções, sem previsão de liberação. Como medida preventiva, o trânsito está bloqueado entre o km 160, em Galópolis, e o km 170, em Vila Cristina.

No trecho entre Caxias do Sul e São Marcos, no km 127, a pista está parcialmente obstruída. A PRF sinalizou o local com cones e a via funcionará em meia pista até a remoção dos detritos pela empresa responsável.

Fonte: com informações do portal Terra e Correio do Povo.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline