Uma prática incomum está ganhando popularidade nos cemitérios da Jamaica. Familiares de pessoas falecidas estão colocando fotos em tamanho real dos seus entes queridos sobre os túmulos, criando uma forma inusitada de homenagem.
- LEIA MAIS: Menor mata prima de 4 anos a tesouradas para se vingar do tio
O Annotto Bay Cemetery, situado na cidade de mesmo nome, tornou-se famoso no país e no exterior após circularem imagens de seus túmulos. Sobre eles, "descansam" os retratos em tamanho real dos respectivos mortos.
Ideia surgiu no início da pandemia, em 2020. O curioso serviço começou a ser prestado pela Exodus Funeral Services, uma funerária da região. Naquela época, a proposta não era colocar o morto em papelão 2D sobre o próprio túmulo, mas evitar o "vazio" para os familiares durante os velórios nas igrejas — que não podiam contar com os caixões dos entes queridos devido aos protocolos sanitários.
"A fotografia em tamanho real surgiu bem na época da covid-19, quando a pandemia começou, e o corpo não podia entrar na igreja [para o funeral]. A família não tinha nada a que se apegar, então tornava o processo do luto um pouco mais doloroso para os familiares. É por isso que inventei a foto em tamanho real para substituir o caixão", disse Errol Green, diretor da Exodus Funeral Services, ao jornal local Jamaica Star, em 2022.
Famílias logo começaram a demandar a personalização do retrato gigante. Com frequência, os entes queridos pediam que a imagem refletisse algum traço de personalidade do falecido. "Se o cara costumava andar de bicicleta, nós conseguimos 'photoshopá-lo' e colocá-lo sentado em uma bicicleta. Então, quando a pessoa entra na igreja, parece que ele está sentado na bike lá dentro", comentou Green à época.
Tendência desde então se espalhou pela Jamaica e retratos gigantes são vistos sobre os túmulos em diversos cemitérios.
As informações são do UOL.
Deixe seu comentário sobre: "Foto em tamanho real de morto sobre túmulo vira "tendência""