Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
VÍDEO

Fim do mundo? Raios vermelhos iluminam o céu de SC e assustam

O fenômeno inusitado virou assunto nas redes sociais nesta quarta-feira (25), e dividiu a opinião dos internautas: "fim do mundo ou comunismo?"

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Fim do mundo? Raios vermelhos iluminam o céu de SC e assustam
AutorOs registros feitos no último dia 13 e que agora circulam nas redes foram feitos pelas lentes do astrônomo Jocimar Justino - Foto: Reprodução/Jocimar Justino

Os moradores de Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, viram o céu se encher de raios vermelhos no último dia 13 de janeiro. O fenômeno inusitado virou assunto nas redes sociais nesta quarta-feira (25), e dividiu a opinião dos internautas: "fim do mundo ou comunismo?", escreveu um usuário do Twitter.

Apesar de diferente, não há ligação com assuntos políticos ou apocalípticos. Os "raios vermelhos" são um fenômeno natural que trata-se de descargas elétricas que ocorrem acima das nuvens e, geralmente, possuem cor avermelhada.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Nuvem em formato de ovni assusta moradores da Turquia; vídeo

Os registros feitos no último dia 13, e que agora circulam nas redes, foram feitos pelas lentes do astrônomo Jocimar Justino. Segundo ele, "sabe-se que eles [raios vermelhos] ocorrem sobre nuvens de tempestade. Não é algo muito comum de se ver e registrar em partes por causa de sua curta duração. Duram apenas alguns milissegundos", afirmou o astrônomo.

"É bem curioso, porque eles se parecem com fadas, polvos, águas-vivas. Antigamente até achavam que fossem espíritos", disse Justino.

publicidade

Assista o registro:



O que são "sprites vermelhos"?

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) explicou que os "sprites vermelhos" ou "raios vermelhos" ocorrem acima de nuvens de tempestade e são gerados por intensas cargas elétricas que partem do topo das nuvens e vão até o limite da mesosfera, a cerca de 95 quilômetros de altitude.

publicidade

Em determinado momento, essa descarga elétrica gera um flash de plasma que, por alguns milissegundos, torna-se iluminado, com diversos formatos.


Fonte: Informações g1.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline