A REN, Redes Energéticas Nacionais, operadora elétrica de Portugal, informou que a queda no fornecimento de energia no país foi resultado de uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro conhecido como "vibração atmosférica induzida".
- LEIA MAIS: Apagão: Espanha e Portugal são atingidos por falta de energia
Conforme a REN, “devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)”. Segundo a operadora, a restauração completa da rede elétrica do país pode levar até uma semana.
A REN está em contato com as autoridades espanholas para entender melhor a causa da falha e evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro. A cooperação internacional é fundamental para garantir a estabilidade e a segurança das redes elétricas.
Confira a nota da empresa:
“A REN tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras e e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha. Os dois países ibéricos são afetados por um corte maciço no fornecimento de energia. A retomada do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores. […] Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação. As autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte de eletricidade de ambos os lados da fronteira continuam entretanto a analisar as causas do incidente desta manhã”
Deixe seu comentário sobre: "Fenômeno atmosférico raro causou apagão na Espanha e Portugal; entenda"