Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

FAB intercepta aeronave suspeita do Peru e prende piloto

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta segunda-feira, 22, uma aeronave suspeita na fronteira entre o Brasil e o Peru na cidade de Tefé, no Amazonas. Na ação do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em coordenação com a Polícia Federal, o piloto foi detido após desobedecer às instruções e tentativas de contato da FAB ao fazer um pouso forçado.

Segundo o Comae, o avião foi detectado pelos radares da Força Aérea após entrar no espaço aéreo brasileiro. Durante a interceptação, a FAB verificou que a aeronave não apresentava plano de voo, matrícula visível ou comunicação com os órgãos de controle do tráfego aéreo.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A aeronave foi classificada como suspeita e uma aeronave A-29 Super Tucano decolou para interceptar e aplicar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. Segundo a FAB, inicialmente, foi realizado o reconhecimento a distância e, em seguida, o piloto de defesa realizou a interrogação, quando se tenta estabelecer contato por rádio e visual com a aeronave suspeita.

Sem resposta do piloto, a FAB determinou que fosse aplicado o Tiro de Aviso (TAV), um disparo com munição traçante para que o piloto da aeronave suspeita obedecesse às ordens transmitidas. Como a aeronave permaneceu irredutível, segundo a FAB, foi classificada como hostil e foi alvo de Tiro de Detenção (TDE) para provocar danos e impedir o prosseguimento do voo.

Diante das ações da Defesa Aeroespacial, o piloto suspeito manobrou a aeronave para um pouso a cerca de 30 quilômetros da cidade de Tefé, em uma região desabitada. Um helicóptero da Força Aérea Brasileira, com uma equipe da Polícia Federal, deteve o suspeito no local.

publicidade

De acordo com a FAB, a ação faz parte do plano conjunto entre o Ministério da Defesa e órgãos de Segurança Pública para o combate ao narcotráfico em áreas consideradas rotas para o escoamento de drogas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline