Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Extensão da Linha 5-Lilás na zona sul de SP ganha novo sinal verde da Prefeitura

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Prefeitura de São Paulo autorizou a extensão da Linha-5 Lilás do metrô até o Jardim Ângela, na zona sul da capital. Uma certidão de uso e ocupação de solo publicada na sexta-feira, 11, permite avançar com o projeto, que prevê mais 4,9 km de linha e mais duas estações. A certidão foi expedida atendendo solicitação da ViaMobilidade, concessionária da linha.

A avaliação do pedido ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, que analisou se o empreendimento é compatível com a legislação de zoneamento para aquela região.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O documento destaca que a proposta para a extensão da Linha 5 - Lilás do Metrô, trecho Capão Redondo - Jardim Ângela, previsto no Plano Diretor Estratégico (PDE), está em conformidade com a lei.

Conforme a secretaria, o novo traçado inclui as futuras estações Comendador SantAnna e Jardim Ângela, nas áreas das Subprefeituras do Campo Limpo e MBoi Mirim, respectivamente, na zona sul da capital.

Embora a obra ainda dependa de outras licenças, a certidão de uso e ocupação de solo é um passo necessário para dar seguimento ao projeto.

publicidade

Hoje, o metrô só vai até o Capão Redondo. Conforme estudos iniciais que ainda serão complementados, a extensão vai acrescentar 4,9 km à linha. Desse total, pouco mais de 2 km serão em elevados, 198 metros em vala e pouco mais de 2,6 km de vias subterrâneas. Será preciso desapropriar cerca de 12 mil metros quadrados, parte deles com ocupações irregulares.

A Linha 5-Lilás opera com 17 estações, ligando Capão Redondo à Chácara Klabin, na zona sul de São Paulo. Entre os demais bairros atendidos estão Campo Limpo Paulista, Santo Amaro, Alto da Boa Vista, Brooklin, Campo Belo, Indianópolis, Moema e Vila Mariana.

Governo prevê R$ 2,7 bi para a obra

publicidade

Em março, o governo estadual sancionou projeto de lei que autoriza a contratação de R$ 2,72 bilhões em operações de crédito para a execução da extensão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado informou nessa quarta-feira, 16, que o processo está em fase de análise e aprovação dos projetos que estão sendo elaborados pela concessionária. Posteriormente, será contratada a empresa responsável pela execução das obras.

Quando concluída, em 2028, conforme cronograma previsto, a extensão permitirá que o trajeto entre Largo Treze e Jardim Ângela seja feito em 22 minutos, beneficiando diretamente cerca de 56 mil passageiros por dia neste trecho.

publicidade

No primeiro semestre deste ano, a Linha 5-Lilás transportou 83 milhões de clientes, alta de 1,4% ante s 81,8 milhões do ano anterior.

Conforme a ViaMobilidade, o resultado evidencia a importância da linha para a integração da zona sul com o restante da malha metroferroviária e o fácil acesso aos diversos hospitais que permeiam as estações.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline