Explosão durante incêndio em supermercado fere 13 bombeiros no RS
Incidente ocorreu nesta manhã em Santana do Livramento. Fenômeno conhecido como "backdraft" atingiu equipe que tentava entrar no local
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um incêndio seguido de explosão em um supermercado de Santana do Livramento, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, deixou 17 pessoas feridas na manhã desta quarta-feira (31). O caso mais grave envolve dois bombeiros que precisaram passar por cirurgia e foram transferidos para hospitais de referência em Porto Alegre e Santa Maria. Assista o vídeo do momento abaixo.
LEIA MAIS: Criança morre em cachoeira após ser arrastado pela correnteza no PR
De acordo com a Santa Casa de Misericórdia do município, o atendimento envolveu 13 bombeiros e quatro civis. Os civis estavam dentro do estabelecimento e sofreram intoxicação por inalação de fumaça. Entre os militares feridos, além dos dois casos graves, cinco permanecem em internação clínica e quatro seguem em observação no pronto-socorro. Os demais já receberam alta.
Dinâmica do acidente
O fogo teve início por volta das 6h26, supostamente provocado por um gerador de energia. Imagens gravadas no local registraram o momento em que uma equipe de bombeiros se posicionava para acessar o prédio e foi violentamente arremessada por uma explosão.
A principal hipótese é que tenha ocorrido um fenômeno chamado backdraft, que acontece quando há uma entrada repentina de oxigênio em um ambiente pouco ventilado e saturado de gases aquecidos, gerando uma deflagração explosiva.
Situação Hospitalar
Devido ao grande número de vítimas simultâneas, a Santa Casa de Santana do Livramento informou que está operando em capacidade máxima. A unidade solicitou que a população procure o pronto-socorro apenas em casos de urgência ou emergência.
#incêndio #Riograndedosul #explosão tnonline
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline