Existe risco de intoxicação alimentar vinda de Air Fryer? Entenda
Não higienizar corretamente esse eletrodoméstico pode trazer riscos à saúde
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
As fritadeiras elétricas, mais conhecidas pelo nome em inglês “Air Fryer“, se popularizaram por oferecerem maior praticidade no preparo de refeições do dia a dia. Além disso, são consideradas aliadas de uma alimentação saudável por proporcionar frituras sem o uso de óleo. Porém, não higienizar corretamente esse eletrodoméstico pode trazer riscos à saúde, de acordo com especialistas ouvidos pela CNN.
De acordo com Gerson Nogueira de Moraes, gastroenterologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), reutilizar a Air Fryer sem higienizá-la corretamente pode aumentar o risco de contaminação cruzada dos alimentos. “Essa contaminação ocorre exatamente pela transferência acidental, direta ou indireta, aos alimentos, por contaminantes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais à saúde humana”, afirma.
- LEIA MAIS: Air Fryer causa incêndio em residência de Maringá; veja vídeo
A falta de higienização adequada de fritadeiras elétricas, e outros eletrodomésticos que entram em contato com alimentos, pode aumentar o risco de contaminação por agentes como vírus, bactérias e parasitas. “Esses microrganismos estão presentes em várias superfícies, inclusive nos próprios alimentos e na pele humana. Por isso, é importante a higienização correta da Air Fryer e das mãos de quem manipula o alimento”, enfatiza Moraes.
A contaminação cruzada leva à intoxicação alimentar, resultante da ingestão de alimentos nos quais cresceram bactérias ou outros organismos que produziram toxinas prejudiciais à saúde. Geralmente, os tipos de bactérias que estão envolvidos nesse tipo de contaminação, segundo o gastroenterologista, são a Salmonella, Shiguella, Escherichia coli, Clostridium e Staphilococcus.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Como fazer a higienização correta da Air Fryer?
A higienização correta da Air Fryer deve ser feita após cada utilização, com lavagem com água corrente e sabão ou detergente, conforme orienta Moraes. Na área externa do equipamento, é possível utilizar um pano úmido para fazer a higienização.
“É importante lembrar que toda a manipulação de alimentos e utensílios para o seu preparo deve ser precedida pela higienização adequada das mãos, por meio de lavagem com água corrente e sabão”, ressalta.
Fonte: CNN Brasil
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline