A Eucatex, uma das principais indústrias brasileiras de materiais para construção civil e líder mundial na produção de chapas de fibras de madeira, acaba de conquistar um importante reconhecimento internacional: o World Finance Sustainability Award 2025, promovido pela revista britânica World Finance - no setor de “madeira industrial e comercial”.
A premiação reconhece empresas que incorporam práticas sustentáveis e de governança corporativa em seus modelos de negócio, e consagra a atuação da companhia comandada por Flavio Maluf como referência global em Environmental, Social and Governance (ESG).
O prêmio reconhece não apenas a excelência ambiental da Eucatex, mas também o papel pioneiro da empresa ao longo das últimas décadas. Desde os anos 60, quando iniciou a produção de forros acústicos a partir de eucalipto, até os investimentos recentes em energia solar e tecnologias de reciclagem industrial, a companhia tem mantido a sustentabilidade no centro de sua estratégia.
“Esse reconhecimento internacional é fruto de um compromisso que faz parte do nosso DNA. Há mais de 70 anos, utilizamos o eucalipto como matéria-prima, investimos em reflorestamento, desenvolvemos mudas clonadas e buscamos, constantemente, minimizar o impacto ambiental de nossas operações”, destaca o presidente da Eucatex desde 1997, Flavio Maluf.
A Eucatex se destacou na edição 2025 do prêmio pelo conjunto de ações que integram suas diretrizes ambientais e sociais. Um dos destaques são os investimentos pesados do Grupo de Flavio Maluf na Usina Solar Castilho - empreendimento da Comerc Energia, localizado no interior de São Paulo - que passou a responder por metade do consumo de energia elétrica das unidades fabris da Eucatex. Com capacidade de geração de 269 MWp, a usina representa um avanço importante no uso de fontes renováveis dentro do setor industrial brasileiro.
Outro ponto nesse sentido é o Programa de Reciclagem de Madeira da Eucatex, que abastece a maior linha de reciclagem de madeira em escala industrial da América Latina. Criado há duas décadas, o projeto coleta resíduos de madeira - como paletes, bobinas e entulhos — de mais de 300 parceiros e os transforma em biomassa para a geração de energia térmica em suas caldeiras. A iniciativa evita que toneladas de resíduos sejam enviadas a aterros sanitários e reduz significativamente a emissão de gases poluentes.
Para Flavio Maluf, o prêmio da World Finance reforça a importância de alinhar performance e impacto social: “Ao longo dos anos, aprendemos que inovação, eficiência produtiva e respeito ao meio ambiente caminham juntos. Nosso crescimento é consequência direta da nossa capacidade de antecipar tendências e criar soluções com responsabilidade.”
Há décadas, a Eucatex possui certificações reconhecidas, que garantem a origem sustentável da madeira utilizada em seus produtos. A empresa também é reconhecida pela norma internacional ISO 14001, voltada para a gestão ambiental. Além disso, mantém programas educacionais e de integração com comunidades vizinhas às unidades produtivas. O Programa de Educação Ambiental (PEA), por exemplo, que nasceu em 1999, já recebeu mais de 27 mil visitantes.
A atuação da Eucatex é pautada pela visão de criar soluções práticas que promovam conforto e bem-estar, sempre em harmonia com o meio ambiente. Isso se reflete no desenvolvimento de seus produtos: dos pisos laminados, inclusive em grandes formatos, às linhas de rodapé; dos painéis MDF e MDP às linhas de Ripados, um dos mais recentes lançamentos da marca, sempre pautados em inovação e em soluções que unam estética, funcionalidade e menor impacto ambiental.
Internacionalmente, a Eucatex também tem se consolidado como um player relevante. Exporta para mais de 40 países. Cerca de 20% do portfólio é adaptado às especificidades de cada mercado. “O consumidor global está cada vez mais atento à origem e ao impacto dos produtos que consome. Nossa missão é entregar qualidade com responsabilidade ambiental, e esse prêmio reafirma que estamos no caminho certo”, completa Flavio Maluf.
O reconhecimento da World Finance é mais um marco na trajetória de inovação e responsabilidade da Eucatex. Sob a liderança de Maluf, a empresa não apenas cresceu em faturamento e presença global, mas consolidou um modelo de negócios que une sustentabilidade, tecnologia e compromisso social - um exemplo para o setor industrial brasileiro e internacional.
Sobre a Eucatex
Empresa genuinamente brasileira, com 73 anos de história e 3.500 funcionários, a Eucatex está presente em mais de 40 países, por meio de seus produtos. São seis fábricas, instaladas nos municípios de Salto e Botucatu (SP) e uma delas em Cabo de Santo Agostinho (PE). São mais de 100 famílias de produtos, distribuídas pelos segmentos da Construção Civil, Indústria Moveleira e Revenda Madeireira.
Em sete décadas a companhia se firmou como uma das únicas no mercado com um portfólio completo de soluções, que inclui painéis MDF e MDP, pisos laminados, pisos Vinílicos/LVT, rodapés, portas, divisórias, tintas imobiliárias e chapas de fibras de madeira (da qual é a maior fabricante do Brasil e do mundo) e mais recentemente uma linha de porcelanatos.
Seus produtos base madeira (grande parte do portfólio) têm o eucalipto como matéria-prima, proveniente de florestas cultivadas e certificadas. Marcada pelo pioneirismo e habilidade de se adaptar às exigências dos novos tempos, a Eucatex instalou, em 2004, a primeira Linha de Reciclagem de Madeira em escala industrial, até hoje considerada a maior da América Latina. Em 2023, o Grupo assinou um contrato de compra de energia elétrica de longo prazo com o Grupo Comerc Energia, que permite utilizar energia solar para cerca de 50% da demanda da Eucatex, demonstrando o compromisso da Eucatex com a redução de suas emissões e a transição para uma economia mais sustentável.
Ano após ano a Eucatex reforça a sua missão de oferecer produtos práticos e eficientes para o bem-estar das pessoas, com respeito ao meio ambiente e à sociedade.
Deixe seu comentário sobre: "Eucatex, sob a liderança de Flavio Maluf, vence prêmio internacional"