O governo dos Estados Unidos revogou o visto do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa. A decisão foi tomada após o médico comemorar em suas redes sociais o assassinato de Charlie Kirk, líder político que foi baleado no pescoço na última quarta-feira (10/9) enquanto fazia uma palestra em Utah. De acordo com o vice-secretário de Estado americano, Christopher Landau, a revogação do visto é permanente.
-LEIA MAIS: Morre Otacílio Diogo, ex-funcionário do aeroporto de Apucarana
Em uma declaração pública, o vice-secretário de Estado do governo de Donald Trump criticou a postura do médico. "De todo o conteúdo online depravado que já vi, este talvez seja o mais assustador. Este é um neurocirurgião do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua 'pontaria impecável', mas também, com precisão cirúrgica, especifica 'coluna cervical'. Este é um profissional licenciado que fez o Juramento de Hipócrates?", questionou Landau.
Landau afirmou ainda que deu instruções para revogar o visto do médico e emitir um alerta para que ele não receba um novo. O vice-secretário de Estado expressou a esperança de que as autoridades brasileiras também investiguem o caso, referindo-se a um neurocirurgião que "deseja publicamente a morte de pessoas com cujas opiniões políticas discorda".
No Brasil, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) abriu um procedimento para investigar a conduta de Ricardo Barbosa, atendendo a uma denúncia formal do vereador Thiago Medina (PL).
A postagem que gerou a polêmica mostrava Ricardo Barbosa comentando o assassinato de Charlie Kirk. Ele escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. Após a repercussão negativa, o médico desativou seu perfil no Instagram.
Com informações do Metrópoles
Deixe seu comentário sobre: "EUA tira visto de médico brasileiro que comemorou morte de Kirk"