Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
ENTENDA

Estudo revela que segunda-feira é o dia com maior risco de infarto

Um estudo apontou que a probabilidade de infarto cresce 13% nesse dia da semana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Estudo revela que segunda-feira é o dia com maior risco de infarto
Autor Foto por Ilustrativa/ Pixabay - A volta ao trabalho e o estresse da rotina pode trazer riscos

A segunda-feira, muitas vezes associada à volta ao trabalho e ao estresse da rotina, pode trazer também riscos à saúde do coração. Um estudo realizado pelo Belfast Health and Social Care Trust, em parceria com o Royal College of Surgeons da Irlanda, apontou que a probabilidade de infarto cresce 13% nesse dia da semana.

A pesquisa, divulgada em 2023, analisou dados de serviços de saúde da Irlanda e da Irlanda do Norte, envolvendo 10.528 pacientes internados entre 2013 e 2018. Os registros se referem ao tipo mais grave de ataque cardíaco, o infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (STEMI), causado pelo bloqueio total de uma artéria coronária.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“O infarto do miocárdio ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do coração é bloqueado por um longo período, impedindo que o oxigênio alcance o tecido cardíaco. Isso geralmente é causado por um acúmulo de placas de gordura nas artérias coronárias”, explica o cardiologista Francisco Saracuza, de São Paulo.

Os cientistas observaram que a maior incidência ocorre justamente nas segundas-feiras, possivelmente em razão do impacto emocional da retomada da rotina após o fim de semana.

“Encontramos uma forte correlação estatística entre o início da semana de trabalho e a incidência de ataques cardíacos. É razoável presumir que isso deve estar relacionado à alteração do ciclo de sono no início da semana”, disse o cardiologista Jack Laffan, um dos líderes do estudo, ao site da British Heart Foundation.

publicidade

Entre os principais sintomas do infarto estão dor intensa no peito, falta de ar, palpitações e desconforto que pode irradiar para a mandíbula ou até para o ouvido. Fatores como colesterol alto, hipertensão, diabetes, tabagismo, obesidade e histórico familiar aumentam as chances da doença.

Mesmo pessoas saudáveis e fisicamente ativas não estão totalmente livres do risco, o que reforça a importância da prevenção. Hábitos como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, acompanhamento médico, manejo do estresse e equilíbrio entre vida pessoal e profissional ajudam a proteger a saúde do coração.

Para quem já passou por um episódio de infarto, a reabilitação cardíaca é fundamental. O processo envolve não apenas exercícios supervisionados, mas também orientação nutricional, acompanhamento psicológico e educação para manter o coração saudável.

publicidade

Informações: Metrópoles

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline