Estados Unidos: Califórnia e Alabama entram em estado de catástrofe
Especialistas afirmam que os fenômenos extremos vivenciados nos últimos meses nos EUA são devido às alterações climáticas
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de catástrofe nos estados da Califórnia e do Alabama por causa das inundações. As informações são do portal Agência Brasi. divulgadas neste domingo (15)
A medida é uma forma de transferir fundos federais para socorro às populações, já com centenas de desalojados.
LEIA MAIS: Avião de Elvis que homenageia filha tem cinto banhado a ouro
Na Califórnia, a população enfrenta, além de inundações, grandes nevascas. De acordo com os especialistas norte-americanos, os fenômenos extremos vivenciados nos últimos meses nos EUA são devido às alterações climáticas.
No estado do Alabama, por sua vez, o maior problema são os tornados. Já morreram quase 30 pessoas.
Frio intenso atinge EUA; pessoas podem congelar na rua em minutos
A meteorologia norte-americana divulgou um alerta de frio extremo na última semana de dezembro e, por conta do fenômeno, pessoas podem congelar nas ruas. A onda polar que atingiu o país se originou na Sibéria, província russa que abrange a maior parte da Ásia Setentrional, e impressionou até os mais experientes meteorologista.
Mais de 1.800 voos foram cancelados na quinta-feira, 22 de por conta da tempestade de inverno. Devido às temperaturas negativas, ao menos cinco estados, como Kentucky, Missouri, Oklahoma, Geórgia e Carolina do Norte, anunciaram estado de emergência e é possível que mais áreas façam o mesmo.
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) divulgou um alerta a respeito das temperaturas e imagens de nevascas que ocorreram em uma estrada entre Colorado e Wyoming, onde os valores despencaram para 40ºC negativos. “As pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos”, advertiu o serviço de meteorologia.
Em uma coletiva de imprensa, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a nevasca que atinge o país é intensa. "Isto não é como um dia de neve quando você era criança", disse. "Isto é algo sério", concluiu o mandatário.
Fonte: Agência Brasil.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline